Foto: Assessoria
A Semana Nacional do Trânsito, aberta nesta segunda-feira (18) em Umuarama, tem uma programação variada e um grande desafio: conscientizar os motoristas a respeitarem as normas de trânsito e, acima de tudo, evitarem distrações na condução de veículos que, muitas vezes, resultam em acidentes.
As ações são realizadas em conjunto entre a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran/Detran-PR), a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), que compreende a Umutrans e a Guarda Municipal. A abertura ocorreu na sede do 25º Batalhão da Polícia Militar, com a presença do secretário da Sestram, Valdecir Capelli, representando o prefeito Celso Pozzobom, e do comandante da Guarda Municipal, inspetor Valdinei Rissato, entre as autoridades.
Dentro da programação foi realizada uma blitz educativa na manhã desta terça-feira, 19, com alunos da Escola Especial Nice Braga, da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), e uma simulação de acidentes com a equipe do Corpo de Bombeiros e apoio da PM. Às 13h30 aconteceu uma palestra em forma de teatro para os alunos da Apae e à noite haverá o tradicional Terço das Rosas da Paróquia São José Operário no entorno da 20ª Ciretran.
Para quarta-feira, 20, está programada uma palestra sobre trânsito às 15h, no Hospital Santa Cruz. Na quinta-feira (21) haverá ação educativa com crianças no campus sede da Universidade Paranaense (Unipar) a partir das 13h30 e às 19h no campus da instituição também haverá palestra e atividade com um simulador de capotamento.
Uma blitz educativa na avenida Parigot de Souza, às 14h da próxima sexta-feira (22), e panfletagem no semáforo da avenida Paraná com a rua Governador Ney Braga, às 9h da próxima segunda-feira (25), encerram as atividades organizadas para a Semana do Trânsito, que manteve o slogan da campanha Maio Amarelo, que tem a mesma proposta: “No trânsito, escolha a vida”.
“Os bordões já estão bem ‘batidos’, mas nunca é demais lembrar que o motorista não deve fazer do seu veículo uma arma, pois ele mesmo pode ser a vítima. E que também deve ser paciente no trânsito para não ser um paciente no hospital”, reforça o diretor da Umutrans, Clemente Galvão de Almeida.
Segundo o diretor, o número de acidentes e de vítimas do trânsito em Umuarama é muito grande, resultado das infrações, falta de atenção e desrespeito à sinalização. “Registramos em média 900 infrações por avanço de sinal de vermelho apenas nos semáforos que contam com câmeras. Isso é um absurdo e o resultado são as graves estatísticas do nosso trânsito”, completou.
(Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais