Fotos: Assessoria PMU
Como melhorar a qualidade de vida da criança com autismo e da família foi o tema de uma palestra realizada na última sexta-feira (16), no Centro de Eventos Caiuá, em Umuarama. O evento reuniu participantes de toda a região e contou com a presença da engenheira Dani Freitas, de Brasília/DF e da médica pediatra Leslye Sartori Iria – ambas mães de crianças com autismo e especialistas na área.
Dra. Leslye iniciou relatando que quando recebeu o diagnóstico de autismo da filha, Isadora, infelizmente havia pouca informação sobre este assunto. “Precisei estudar muito para conseguir compreender e ajudar minha filha. Eu pensei em estruturar este evento justamente para que pais, professores e profissionais pudessem conhecer mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com uma das maiores especialistas do país”, explica a pediatra.
Na palestra, Dani Freitas abordou como identificar sinais do transtorno e as terapias com evidência científica comprovada para o tratamento. A profissional, que também é autista, trouxe um pouco de sua vivência.
“Entender sobre autismo nos permite agir rápido. Não é apenas aquela criança, aquela família que é beneficiada: o diagnóstico e a intervenção precoces permitem que a sociedade como um todo se desenvolva. Investir no desenvolvimento da criança evita um adulto dependente no futuro”, lembra.
Ao encerrar o evento, Leslye manifestou a expectativa para a região. “Eu espero que tenhamos plantado aqui hoje uma sementinha de amor, de inclusão, de esperança. Que as pessoas saiam daqui levando para suas casas, suas cidades, suas realidades um pouquinho do que aprenderam. Que essa sementinha floresça e que muitos frutos comecem a surgir”, registrou.
De caráter beneficente, a palestra repassará os lucros dos ingressos para a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama), uma das entidades beneficentes apoiadas pela Prefeitura de Umuarama. Presidente da entidade, Tayla Braga destaca a importância da iniciativa.
“A AMA depende muito da ajuda da comunidade para manter e ampliar as atividades. Hoje atendemos 108 crianças e temos uma lista de espera com mais de 60. Toda ajuda é bem-vinda, principalmente quando ela vem acompanhada pela informação e conscientização”, diz.
Representantes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Umuarama e das unidades educacionais do município marcaram presença no evento. “Dentro da SMS temos um trabalho de formação continuada para o atendimento de crianças dentro do espectro autista. Iniciativas como essa vêm somar aos esforços que direcionamentos para capacitar nossos educadores e trabalhar para o desenvolvimento de nossas crianças”, comenta a coordenadora-geral na SME, Elisângela Reis.
(Reportagem: Assessoria PMU)
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais