Fotos: Assessoria PMU

Saúde

Profissionais de saúde de Umuarama participam de palestra sobre prevenção ao suicídio

Fotos: Assessoria PMU
Profissionais de saúde de Umuarama participam de palestra sobre prevenção ao suicídio
Redação
OBemdito
19 de setembro de 2023 10h05

Mais de 90 profissionais de saúde participaram da palestra “Suicídio: O foco é a prevenção”, com o médico psiquiatra dr. Guilherme Derenusson, especialista em saúde mental. A ação faz parte do Setembro Amarelo, mês dedicado a debater o tema.

O objetivo foi inteirar os servidores sobre o assunto para que possam reconhecer os sinais de risco e oferecer todo apoio necessário para o paciente, já que, com o direcionamento correto, as tentativas de suicídio podem ser evitadas se identificadas em tempo prévio.

A capacitação é uma realização do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico), ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama. A psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, coordenadora do setor, comenta que o suicídio ainda é envolto em muitos mitos que podem prejudicar na luta para ser evitado.

“A palestra do Dr. Guilherme Derenusson foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e teve como eixos principais os sintomas, as estatísticas e a prevenção a esse comportamento classificado como autolesivo”, explica.

O psiquiatra detalhou que a tentativa de suicídio é fenômeno humano de magnitude considerável. “Segundo estudos, para cada caso de suicídio, há pelo menos dez tentativas com gravidades variadas. É importante olharmos para esta situação sob o ponto de vista epidemiológico, objetivando identificar as situações de risco e minimizá-las evitando assim a morte precoce do indivíduo”, afirmou.

Ele acrescentou que muitas vezes a tentativa de suicídio está relacionada a um ato desesperado para acabar com o sofrimento e não necessariamente com a vida, mas que é preciso estar atento para a promoção da qualidade de vida, proteção, educação, recuperação da saúde e prevenção de danos e demonstração da necessidade de sensibilização da sociedade de que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido.

Dr. Derenusson ressaltou que é fundamental que toda a sociedade pare para refletir sobre o que ele classificou como ‘grave problema de saúde pública, que envolve questões socioculturais, históricas, psicossociais e ambientais’.

“Tanto fatores de risco quanto de proteção ao comportamento suicida são complexos, com múltiplas determinações, que porém podem ser prevenidos através de intervenções oportunas embasadas em dados e práticas confiáveis. O Brasil é o oitavo país das Américas em número de suicídios, prática que tem tido crescimento expressivo do no mundo inteiro”, apontou.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.