Umuarama

Umuarama: Projeto de implantação de rotas acessíveis é apresentado e prefeito busca recursos

O comitê técnica que discute a execução do projeto do Plano Municipal de Rotas Acessíveis apresentou ao prefeito Celso Pozzobom, na manhã de sexta-feira (15), o andamento do projeto para implantação da primeira rota acessível de Umuarama, que vai melhorar a acessibilidade no deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, integrado ao sistema de transporte coletivo.

A apresentação ocorreu na sala de reuniões do gabinete e o prefeito demonstrou grande interesse pelo projeto, reafirmando a importância da ampliação das rotas para outros locais da cidade, de grande interesse público. Pozzobom informou que está solicitando recursos – em torno de R$ 3,5 milhões – de um fundo federal para financiamento de obras de mobilidade urbana.

O traçado da primeira rota acessível foi mantido pelo prefeito, conforme definido nas reuniões anteriores do comitê intersetorial. “A finalização do projeto e apresentação em audiência pública deve ocorrer ainda neste ano. Queremos iniciar o quanto antes as obras de adequação, com o apoio do prefeito, e estender as rotas para outras regiões da cidade no ano que vem”, apontou o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli.

Pozzobom aprovou a primeira rota acessível e também o modelo de calçadas que foi selecionado para o projeto. O comitê conta com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), equipe técnica das secretarias de Obras e de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) e representantes da sociedade organizada.

Estudos prévios da Sestram identificaram as dificuldades enfrentadas pela população no deslocamento pelas ruas da cidade, como barreiras, buracos e desníveis nas calçadas, falta de rampas adequadas e de guias para deslocamento de deficientes visuais, além de uma sinalização mais adequada, entre outros pontos.

O primeiro lote contempla o Centro Cívico (entorno da Prefeitura, Fórum do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, secretarias de Assistência Social e Habitação, Fórum Eleitoral, Câmara de Vereadores, Hemonúcleo, Centro Cultural, Justiça do Trabalho, Ministério da Agricultura, Adapar e Praça Hênio Romagnolli), e também a região do Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho, onde funciona a sede da Apadevi (associação dos deficientes visuais).

“Queremos adequar estas regiões e promover a integração pela rua Ministro Oliveira Salazar, contemplando ainda a Secretaria Municipal de Saúde e a região dos bancos, até a Prefeitura”, explicou a arquiteta especializa em trânsito, Regina Duarte Gomes. Segundo ela, o transporte coletivo será integrado às rotas acessíveis, que atendem ao Estatuto das Cidades e à Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “O município já levantou os principais atrativos para pedestres, polos geradores de tráfego e alternativas que privilegiam o deslocamento a pé”, completou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais