Fotos: Assessoria PMU
De março deste ano até o início de setembro uma plateia de mais de 13 mil estudantes já foi orientada sobre cuidados com a dengue, covid (prevenção e vacinação) e agora sobre como evitar acidentes com animais peçonhentos, graças ao projeto Educação em Saúde, do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental.
Nesta quarta-feira (13), foi a vez de alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis, localizada no Parque Alphaville. O projeto trabalha em campanhas, com cada tema sendo apresentado por etapa em todas as escolas municipais. No São Francisco, foram contemplados alunos do infantil 4 e 5 e das séries iniciais do Ensino Fundamental.
O projeto de saúde é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, e de Educação. “Nosso objetivo é orientar as crianças sobre temas complicados, como dengue, covid, animais peçonhentos e vacinação, tudo colocado de maneira lúdica para melhor compreensão”, explica a agente de combate a endemias Ana Paula da Silva Paixão Feldhaus, parceira da agente Francielle Cristina do Nascimento Paulino na iniciativa.
São as próprias agentes que confeccionam os bonecos (fantoches e marionetes), desenvolvem os textos, produzem o cenário, narram e apresentam as orientações em forma de histórias infantis, com muita música (paródias) e um ‘suspense’ com as personagens, em completa interação com a plateia.
“É gratificante ver a participação, a vibração das crianças, e tenho certeza que elas levam esse aprendizado para casa”, disse a diretora da escola, Maria Aparecida Vargens Perez.
O projeto, destinado aos estudantes, envolve também professores, funcionários e gestores das escolas municipais, provocando reflexões sobre saúde e meio ambiente, destacando ações cotidianas que podem ajudar na melhoria da qualidade de vida, minimizando riscos de doenças e promovendo a prevenção, proteção e recuperação da saúde.
Graças à iniciativa, alunos de praticamente todas as escolas municipais de Umuarama já receberam orientações como se dá a transmissão, identificação dos sintomas e formas de prevenção da dengue e da covid-19, importância das vacinas para a prevenção de doenças (com identificação de vacinas associadas às doenças que previnem), e nesta etapa a vida e a evolução de animais peçonhentos – como escorpião, abelhas, aranhas e cobras, cada um com seu personagem específico – destacando as formas de prevenção contra acidentes.
Os temas serão apresentados com encenações que utilizam fantoches, luvas de história, teatro de sombras, ‘dedoches’ e fantasias. “O estudante é orientado a observar o ambiente em que vive e a cuidar melhor da saúde, além de produzir desenhos, relatos e panfletos sobre saúde preventiva”, completou Francielle Paulino.
“A educação é uma das principais ações de promoção da saúde, de grande importância tanto na prevenção quanto na reabilitação de doenças, além de despertar cidadania, responsabilidade social e a formação de multiplicadores e cuidadores”, justifica o coordenador da Vigilância em Saúde, Franzimar de Moraes.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais