Fotos: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

25° Batalhão de Polícia Militar de Umuarama recebe aspirantes para estágio probatório

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
25° Batalhão de Polícia Militar de Umuarama recebe aspirantes para estágio probatório
Stephanie Gertler
OBemdito
13 de setembro de 2023 11h19

O 25º Batalhão de Polícia Militar de Umuarama apresentou, na manhã desta quarta-feira (13), os três novos aspirantes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná (PMPR), de Curitiba, que irão realizar o estágio probatório com duração de 1 ano. Os Aspirantes-à-Oficial adquiriram uma ampla variedade de conhecimentos durante sua formação, abrangendo temas como a parte Jurídica e Legislativa, respeito aos Direitos Humanos e Cidadania, além de técnicas e táticas operacionais para a atividade Policial Militar.

OBemdito teve a oportunidade de conversar com os aspirantes Felipe César Alves Kister, 25 anos, Willian Wojeiechowski, 22 anos, e Neilton Alves dos Santos Júnior, 31 anos. Embora nenhum deles seja natural de Umuarama, todos expressaram sua extrema satisfação por terem sido alocados na “Capital da Amizade.”

Kister é de Curitiba e compartilhou seu motivo pessoal para escolher a profissão: “Sempre foi um sonho meu ser policial militar, tenho familiares que são agentes, então sempre me instigou muito buscar os sonhos. Já fui do exército e me encontrei nessa profissão. A população pode esperar de mim muita força, garra, estamos vindo para somar no 25º. Nosso objetivo é trabalhar, exercer um bom papel e contribuir com a sociedade de Umuarama”.

Willian é natural de Itaiópolis, Santa Catarina (SC) e explicou sua decisão de entrar para a polícia e mudar para Curitiba antes de se juntar à equipe de Umuarama: “Escolhi essa profissão por influência de alguns amigos, sempre gostei muito da profissão militar e por isso ingressei no curso. A população umuaramense pode esperar de mim muita dedicação, empenho, esperamos somar e ajudar a comunidade o máximo possível. Gostei muito do Paraná, não penso em voltar para SC, mesmo com a distância da família, hoje com as redes sociais é possível manter contato, e como gostei muito do PR, pretendo ficar”.

Alves, originário de Sergipe, destacou seu desejo de permanecer em Umuarama pelo máximo de tempo possível: “No 2º ano fiz o estágio do interior aqui no município, passei 15 dias aqui, gostei e agora consegui retornar para realizar esse último estágio da profissão. Já servi ao exército, depois fui soldado da polícia e agora passei no curso de formação de oficiais. Eu acho que isso é um chamado, pois antes eu cursava odontologia, mas quando eu entrei nessa vida militar, tranquei o curso no 8º período e segui a carreira. Gostei muito do Paraná, principalmente aqui de Umuarama, por ser quente e o clima acaba sendo parecido com o nordeste, acho que foi o que mais me fez gostar da cidade. Eu pretendo aprender bastante com os oficiais do 25º e desempenhar o melhor papel que eu conseguir para a segurança pública, sempre tentando me aproximar da comunidade e promover um eficiente trabalho.”

O Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO-PM) tem duração de 3 anos, em período integral. Durante o curso os Cadetes permanecem em regime de semi-internato, realizando atividades de segunda a sexta-feira. Após a conclusão do curso, o Cadete é promovido à graduação de Aspirante a Oficial Policial Militar e inicia o estágio probatório. Ao final deste estágio, se considerado apto, o Cadete é promovido à graduação de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.