Imagem: Reprodução Inmet
Quase todo o Paraná segue em alerta laranja para a ocorrência de tempestades neste fim de semana, incluindo a região de Umuarama. Segundo comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde a manhã deste sábado (2) há risco para eventos mais severos no Estado, acompanhados por raios e grande volume de chuva.
O alerta o Inmet se estende até a virada do domingo (3) para segunda-feira (4). A previsão é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e chance para formação de granizo.
Neste sábado o tempo voltou a ficar instável em todo o Paraná. Ingresso de calor e umidade desde o Norte do Brasil favorece o desenvolvimento de várias áreas e linhas de instabilidade, que gradualmente se deslocam pelo Estado. Risco elevado para ocorrência de tempestades (chuvas, descargas atmosféricas, ventos fortes e até mesmo granizo).
De acordo com divulgação feita às 14h54 pela meteorologista Lidia Luisa Mota, “o ambiente atmosférico ainda continua favorável para a formação de áreas de instabilidade, com pancadas de chuva forte que ainda são registradas em vários pontos do estado. Dentre as chuvas registradas, o destaque fica com o oeste paranaense, que concentra os maiores volumes de chuva registrados até o momento (Santa Helena = 104,0 mm e Foz do Iguaçu = 88,6 mm)”.
Para Umuarama o Simepar indica a possibilidade de chuva ainda nesse sábado. A temperatura varia entre 21ºC e 29ºC. Por volta das 17h o termômetro marcava 28ºC na Capital da Amizade e o céu estava aberto. Para domingo a previsão é de chuva na cidade, com mínima de 24ºC e máxima de 31ºC.
Conforme o Simepar, no domingo o tempo segue instável no Estado. Áreas de instabilidade seguem se intensificando em vários momentos do dia, provocando tempestades (chuvas, descargas atmosféricas e rajadas de vento fortes), especialmente no interior paranaense. Ar que predomina no Paraná é aquecido e com elevados índices de umidade, o que gera também uma condição de abafamento.
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
(Reportagem: OBemdito, Inmet, Simepar e Bem Paraná)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais