Paraná

Região de Umuarama segue em alerta laranja para tempestades até a noite de domingo

Quase todo o Paraná segue em alerta laranja para a ocorrência de tempestades neste fim de semana, incluindo a região de Umuarama. Segundo comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde a manhã deste sábado (2) há risco para eventos mais severos no Estado, acompanhados por raios e grande volume de chuva.

O alerta o Inmet se estende até a virada do domingo (3) para segunda-feira (4). A previsão é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e chance para formação de granizo.

Neste sábado o tempo voltou a ficar instável em todo o Paraná. Ingresso de calor e umidade desde o Norte do Brasil favorece o desenvolvimento de várias áreas e linhas de instabilidade, que gradualmente se deslocam pelo Estado. Risco elevado para ocorrência de tempestades (chuvas, descargas atmosféricas, ventos fortes e até mesmo granizo).

De acordo com divulgação feita às 14h54 pela meteorologista Lidia Luisa Mota, “o ambiente atmosférico ainda continua favorável para a formação de áreas de instabilidade, com pancadas de chuva forte que ainda são registradas em vários pontos do estado. Dentre as chuvas registradas, o destaque fica com o oeste paranaense, que concentra os maiores volumes de chuva registrados até o momento (Santa Helena = 104,0 mm e Foz do Iguaçu = 88,6 mm)”.

Umuarama

Para Umuarama o Simepar indica a possibilidade de chuva ainda nesse sábado. A temperatura varia entre 21ºC e 29ºC. Por volta das 17h o termômetro marcava 28ºC na Capital da Amizade e o céu estava aberto. Para domingo a previsão é de chuva na cidade, com mínima de 24ºC e máxima de 31ºC.

Conforme o Simepar, no domingo o tempo segue instável no Estado. Áreas de instabilidade seguem se intensificando em vários momentos do dia, provocando tempestades (chuvas, descargas atmosféricas e rajadas de vento fortes), especialmente no interior paranaense. Ar que predomina no Paraná é aquecido e com elevados índices de umidade, o que gera também uma condição de abafamento.

Imagem: Simepar

Cuidados em caso de chuva forte

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

(Reportagem: OBemdito, Inmet, Simepar e Bem Paraná)

Redação

Recent Posts

Familiares de desaparecidos poderão coletar DNA; Umuarama integra a campanha

Ação permite cruzamento com perfis genéticos de pessoas encontradas

37 minutos ago

Empresários de Umuarama devem se atentar às mudanças do Simples Nacional e IBS/CBS

Empresários de Umuarama devem ficar atentos aos novos prazos relacionados ao Simples Nacional e à…

1 hora ago

Justiça decreta prisão de caminhoneiro após acidente com duas mortes no Paraná

A Justiça de Morretes, no litoral do Paraná, decretou a prisão preventiva do caminhoneiro envolvido…

3 horas ago

Filhote de onça-parda é resgatado desnutrido perto de posto no Paraná; com vídeo

Uma filhote fêmea de onça-parda (Puma concolor) foi resgatada na noite de quinta-feira (20), nas…

3 horas ago

Amor medido em gotas: leite materno une histórias de mães em Umuarama

O leite materno pode chegar em pequenas quantidades, mas assumir um significado enorme para uma…

4 horas ago

Aceu Nippon Fest confirma datas e local para edição de 2026 em Umuarama

O Aceu Nippon Fest – Ikigai 2026 já tem data e local definidos em Umuarama.…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais