Imagem: Reprodução Inmet

Paraná

Região de Umuarama segue em alerta laranja para tempestades até a noite de domingo

Imagem: Reprodução Inmet
Região de Umuarama segue em alerta laranja para tempestades até a noite de domingo
Redação
OBemdito
2 de setembro de 2023 17h15

Quase todo o Paraná segue em alerta laranja para a ocorrência de tempestades neste fim de semana, incluindo a região de Umuarama. Segundo comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde a manhã deste sábado (2) há risco para eventos mais severos no Estado, acompanhados por raios e grande volume de chuva.

O alerta o Inmet se estende até a virada do domingo (3) para segunda-feira (4). A previsão é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e chance para formação de granizo.

Neste sábado o tempo voltou a ficar instável em todo o Paraná. Ingresso de calor e umidade desde o Norte do Brasil favorece o desenvolvimento de várias áreas e linhas de instabilidade, que gradualmente se deslocam pelo Estado. Risco elevado para ocorrência de tempestades (chuvas, descargas atmosféricas, ventos fortes e até mesmo granizo).

De acordo com divulgação feita às 14h54 pela meteorologista Lidia Luisa Mota, “o ambiente atmosférico ainda continua favorável para a formação de áreas de instabilidade, com pancadas de chuva forte que ainda são registradas em vários pontos do estado. Dentre as chuvas registradas, o destaque fica com o oeste paranaense, que concentra os maiores volumes de chuva registrados até o momento (Santa Helena = 104,0 mm e Foz do Iguaçu = 88,6 mm)”.

Umuarama

Para Umuarama o Simepar indica a possibilidade de chuva ainda nesse sábado. A temperatura varia entre 21ºC e 29ºC. Por volta das 17h o termômetro marcava 28ºC na Capital da Amizade e o céu estava aberto. Para domingo a previsão é de chuva na cidade, com mínima de 24ºC e máxima de 31ºC.

Conforme o Simepar, no domingo o tempo segue instável no Estado. Áreas de instabilidade seguem se intensificando em vários momentos do dia, provocando tempestades (chuvas, descargas atmosféricas e rajadas de vento fortes), especialmente no interior paranaense. Ar que predomina no Paraná é aquecido e com elevados índices de umidade, o que gera também uma condição de abafamento.

Imagem: Simepar

Cuidados em caso de chuva forte

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

(Reportagem: OBemdito, Inmet, Simepar e Bem Paraná)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.