Foto: Assessoria

Saúde

‘Se precisar, peça ajuda’ é o tema da campanha Setembro Amarelo sobre prevenção ao suicídio

Foto: Assessoria
‘Se precisar, peça ajuda’ é o tema da campanha Setembro Amarelo sobre prevenção ao suicídio
Redação
OBemdito
2 de setembro de 2023 10h52

Todo dia é dia de lutar pela vida, mas o mês de setembro é dedicado a abordar um assunto mais que delicado: o suicídio. E a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, por meio do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), preparou uma série de ações para trabalhar o Setembro Amarelo, campanha realizado mundialmente e que em 2023 chega sob o tema “Se precisar, peça ajuda!”. Palestras, encontros e orientações especiais estão na pauta.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, relata que várias empresas já entraram em contato com o SAP solicitando palestras especiais para seus colaboradores. “Trata-se de um tema de grande importância. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade”, observa.

A psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, coordenadora do SAP, ressalta que quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema.

“Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe, então é preciso, de uma forma habilidosa, oferecer ajuda, falar que elas podem procurar apoio na UBS, no PA e no SAP: sempre teremos duas pessoas de plantão durante o expediente para realizar atendimentos de urgência”, indica, acrescentando que a pessoa também pode entrar em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo telefone 188.

Nathalia informa ainda que os profissionais do SAP farão palestras em todas as escolas da rede estadual de ensino, considerando que a maior incidência de casos de ideação e tentativas são realizadas por adolescentes. “Teremos ações diversas em demais ambientais da prefeitura e capacitações específicas para os servidores da Saúde, em atividades que serão realizadas por profissionais do SAP”, conta.

A coordenadora salienta que o dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e que de acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil casos em todo o mundo – sem contar com os episódios subnotificados, o que resultaria em 1 milhão de casos.

“No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu”, alega a psicóloga.

Ela acrescenta que é muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

“É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, resume, indicando para que as pessoas acompanhem as redes sociais da Prefeitura para acompanhar as novidades e cronograma do Setembro Amarelo.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.