Criada em 26 de maio de 1973 e instalada no dia 16 de setembro do mesmo ano, a Diocese de Umuarama está comemorando 50 anos de fundação. Desmembrada do território de Campo Mourão, a Diocese tem uma trajetória marcante que moldou a comunidade católica de Umuarama e da região Noroeste.
Uma das principais figuras que contribuíram muito para a história da prelazia e sua efetivação foi o primeiro bispo nomeado para liderar a então nova diocese. Dom José Maria Maimone, desempenhou um papel fundamental no estabelecimento e desenvolvimento da igreja católica local.
Há algumas semanas, OBemdito conversou com o religioso, que contou parte da história de criação da Diocese, que neste ano chega a 50 paroquias. (A entrevista completa em vídeo pode ser acompanha no final da reportagem).
Nascido em Astolfo Dutra (MG), em 1932, Dom José foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1973. Quando assumiu a diocese, uma das principais questões era a escassez de padres diocesanos na região. Durante sua liderança, ele conseguiu aumentar o número de padres de zero para 59, preenchendo uma necessidade crucial na área.
“Eram todos padres religiosos da ordem dos capuchinhos [Ordem dos Frades Menores Capuchinhos]. Foi o trabalho mais importante, porque sem padres, não se conseguiria manter uma área tão grande. Conforme fomos tendo mais sacerdotes, os de formação religiosa, que eram a maioria, foram para outras regiões onde não havia clero”, conta.
Outro desafio enfrentado por Dom José nos primeiros anos foi a organização das finanças da diocese. Inicialmente, as doações eram obtidas por meio de eventos como batizados, casamentos e exéquias. No entanto, ele introduziu o sistema de dízimo, uma decisão tomada por conta própria, para garantir uma fonte de financiamento mais estável e justa para a igreja. A Diocese de Umuarama foi uma das primeiras a regulamentar a forma de contribuição no Brasil.
“Em 1983 os paulinos [Monges Paulinos] me pediram para escrever um livro da experiência positiva do dízimo e como tínhamos feito para conseguir efetivar. No Paraná eu era o bispo encarregado de acompanhar a criação das pastorais, fui em muitas dioceses do Estado e do país para ajudar na crianção das contribuições. Às vezes eu ficava três quatro dias em uma diocese para ajudar na preparação”, recorda o Bispo.
Dom José também desempenhou um papel fundamental na organização da diocese. Ele construiu um centro diocesano de formação e trabalhou na criação de novas paróquias na região. A construção da Catedral do Divino Espirito Santo foi um marco importante, visando criar um espaço espiritualmente significativo para os fiéis da cidade.
“Eu me inspirei em uma igreja que conhecia e que ia crescendo para o fundo, então ajudava a centralizar os olhares para o altar. Não encontramos nenhum arquiteto aqui ou em Maringá que pudesse fazer o projeto, tivemos que ir para Curitiba. Ele demorou a fazer, quando trouxe, era uma igreja completamente diferente, mas a Comissão da Catedral gostou do projeto, então foi construída”, explicou.
Em 2002, após 30 anos à frente da diocese de Umuarama, Dom José Maria Maimone apresentou sua renúncia ao cargo de Bispo, tornando-se Bispo Emérito. Hoje com 91 anos continua a influenciar a Diocese, promovendo o crescimento espiritual e estrutural da comunidade católica local.
“Eu imagino a Diocese como diz a bíblia no novo testamento: Jesus é a cabeça e os cristãos o corpo e nós temos que levar Cristo para aqueles que ainda não o conhecem e não o receberam. Penso que nunca acaba aquele ideal do início que é construir uma igreja viva” afirma. “Construir Igreja material é fácil, apesar de custar caro, agora para que o povo que está usando aquela igreja seja realmente um povo de Deus, não é fácil, é preciso muito trabalho e dedicação”, completa.
Bispo Emérito de Umuarama – PR
Nascimento: 06 de outubro de 1932.
Profissão Religiosa: 01 de maio de 1957.
Ordenação Presbiteral: 29 junho de 1961.
Nomeação: 12 junho de 1973.
Ordenação Episcopal: 29 junho de 1973.
Posse como Bispo Dicesano de Umuarama: 16 de setembro de 1973.
Renúncia: 08 de maio de 2002.
Atividades exercidas durante o episcopado:
Membro da Presidência do Regional Sul 2; Responsável no Regional Sul 2 pela Pastoral Vocacional, CEBs, Conselho de Leigos, Pastoral da Juventude, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária e Pastoral do Dízimo; Administrador Apostólico da Diocese de Campo Mourão (1980-1981); Bispo de Umuarama (1973-2002).
Atividades exercidas antes do episcopado:
Diretor Espiritual do Seminário S. Vicente Pallotti, Londrina, PR (1963); Diretor Espiritual do Seminário “Mater Divini Amoris”, Curitiba, PR (1964-65); Reitor do Seminário S. Vicente Pallotti, Londrina, PR (1966-71); Pároco de “Rainha dos Apóstolos”, Londrina, PR (1970-71); Vice-Provincial da Sociedade do Apostolado Católico, Província São Paulo Apóstolo (1969-71); Diretor Espiritual do Movimento Cursilhos, Norte do Paraná (1969-71); Consultor Geral da Sociedade de Apostolado Católico (SAC), Roma / Itália (1972-73).
Obras publicadas
“São Vicente Pallotti” (Em espanhol: “San Vicente Pallotti – Un Gran Evangelizador”); “Dízimo”; “Manual do Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística”; “Os Salmos dos Cristãos”.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais