Umuarama

Merenda servida em Umuarama inclui estrogonofe, bobó, vaca atolada e canjiquinha

Cada município tem liberdade para produzir e servir a merenda escolar aos alunos da rede pública de ensino, desde que respeite os parâmetros do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Em Umuarama, o cardápio de 10.200 estudantes seguramente é um dos mais diversificados – e saborosos – de toda a região.

Estrogonofe, bobó de frango, canjiquinha mineira, vaca atolada, sobrecoxas assadas e ervilhas com carne são alguns dos pratos servidos diariamente nas 42 instituições de ensino (escolas e CMEIs).

No início de julho, mais de 230 profissionais (merendeiras, auxiliares e servidores em geral) participaram de um curso especial sobre o preparo de cardápios diferenciados, utilizando ingredientes como grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, canjiquinha e outros alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

“O resultado é que as escolas estão simplesmente surpreendendo no quesito alimentação saudável. E as crianças são só elogios!”, comenta a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

Na Escola Municipal Vinícius de Moraes, no bairro Parque das Jabuticabeiras, por exemplo, além da questão da merenda escolar incrementada, os professores trabalham conteúdos a respeito da alimentação saudável, que está no planejamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“No 1º ano foi trabalhado o tema hábito de alimentares saudáveis, educação alimentar nutricional e reconhecer a importância dos alimentos para saúde do corpo. No 2º ano foi abordada a Educação Alimentar e Nutricional, estudando as partes dos vegetais utilizados na alimentação e sua dieta saudável e balanceada”, detalhou a diretora Deisy Duarte.

Ela relata que, por conta do Projeto Agrinho, os alunos do 1º ao 5º ano estudaram sobre o alimento que vem do campo, alimentação saudável e cuidados com o corpo, prevenção de doenças e afins.

“Além de desfrutar de comida boa todos os dias, temos garantido pratos cada vez mais saudáveis, assegurando a prevenção de uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e obesidade infantil”, comentou Deisy.

Chefe da Divisão de Alimentação Escolar, a nutricionista Fabiana Cristina Tonon Laino detalha que o setor é responsável pelo planejamento e supervisão dos cardápios propostos às unidades educacionais de acordo com faixa etária.

“Nossa equipe conta com motoristas, auxiliares de distribuição, nutricionista, auxiliar administrativo e auxiliar de limpeza, que são responsáveis por receber, conferir, organizar e distribuir gêneros alimentícios em 47 cozinhas divididas em escolas municipais, escolas filantrópicas e CMEIs, que servem aproximadamente 16 mil refeições por dia”, conta.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

Vídeo mostra momento que a PCPR encontra ‘Dog Dog’, investigado por mortes de primas

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…

9 horas ago

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

10 horas ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

11 horas ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

11 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

12 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais