Foto: Reprodução/Catve

Paraná

Polícia aguarda laudo das causas da explosão na C.Vale em Palotina; 20 pessoas já foram ouvidas

Foto: Reprodução/Catve
Polícia aguarda laudo das causas da explosão na C.Vale em Palotina; 20 pessoas já foram ouvidas
Redação
OBemdito
24 de agosto de 2023 20h06

Na manhã desta quinta-feira (24), o delegado Rodrigo Baptista concedeu entrevista à imprensa para divulgar informações sobre o inquérito que investiga as explosões na cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina. A fatalidade aconteceu na tarde de 26 de julho, sendo que, ao todo, dez pessoas morreram e dez ficaram feridas.

O delegado afirmou que já existe uma linha de investigação definida, mas não revelou detalhes porque ainda aguarda o resultado da perícia. A Polícia Civil verifica se houve falha na manutenção dos silos ou negligência.

Até o momento, mais de 20 pessoas já foram ouvidas e pelo menos dez pessoas ainda devem prestar depoimento. Primeiro, os policiais ouviram as pessoas envolvidas diretamente com o fato. Em seguida, os responsáveis pelo Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomege) e, por fim, os funcionários e dirigentes da cooperativa.

“Vários ofícios foram expedidos buscando informações, por exemplo, o organograma da empresa para a gente entender quem era o responsável por cada setor, função de cada um, o que cada um era responsável, principalmente, relacionados às manutenções, relacionados à segurança do trabalho”, comentou o delegado Rodrigo Baptista.

A cooperativa C.Vale forneceu os documentos solicitados pela Polícia Civil. Os laudos periciais do Instituto de Criminalística devem indicar informações sobre a condição dos corpos das vítimas e o que ocasionou a explosão.

“A função da Polícia Civil é identificar se há ou não algum responsável para que aquela explosão tenha ocorrido. Se alguém concorreu com algum tipo de culpa para o fato que será relatado no laudo da explosão”, complementou.

(Com Informações Catve)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.