Foto: PMU

Umuarama

Orquídeas plantadas no combate à dengue florescem e enfeitam Umuarama

Foto: PMU
Orquídeas plantadas no combate à dengue florescem e enfeitam Umuarama
Redação
OBemdito
24 de agosto de 2023 15h23

Além de auxiliar no combate à dengue, evitando o acúmulo de água e a consequente reprodução do mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti –, o Projeto Orquídeas do serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde está ajudando a embelezar a cidade.

Quem percorre a região central e as áreas residenciais, por onde já foi realizado o plantio, tem se encantado com a beleza das orquídeas, que estão florescendo um pouco antes da primavera neste ano. Há flores por todos os lados, num colorido de encher os olhos.

Neste ano, mais de 800 árvores já foram vistoriadas e cerca de 300 receberam quase 600 mudas de orquídeas da espécie ‘olho-de-boneca’ (Dendrobium nobile) em diversos pontos da cidade.

“Foram plantadas mudas em árvores do Bosque Uirapuru, que tem grande fluxo de visitantes, nas zonas 1 e 2, no Centro Cívico e no Parque Cidade Jardim, entre outras regiões, e a maioria delas se desenvolveu bem”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Ferreira.

Devido à umidade, com uma boa média de chuvas neste ano, as mudas se desenvolve rapidamente soltando touceiras que ocupam ocos e frestas das árvores, o que impede o acúmulo de água.

A equipe do Projeto Orquídeas – que existe desde 2018 em Umuarama – é composta hoje pelos agentes de controle e combate a endemias (ACE) André de Almeida Cardoso, Valmir Gonçalves, Luiz Carlos Festa e Wesley Henrique Secundini, sob a coordenação de Renata Ferreira.

A farta florada, porém, enfrenta um problema. Muitas mudas estão sendo arrancadas e levadas por cidadãos. “Pedimos o apoio da população. Além de doar mudas, é importante que as orquídeas sejam preservadas. Reforçamos o pedido para que não retirem as mudas dos ocos das árvores, pelo bem da sua própria saúde”, lembrou a coordenadora.

O projeto leva em conta as características arborização urbana de Umuarama. A cidade possui grande quantidade de árvores de médio e grande porte que, além de muita sombra, abrigam pássaros, melhoram a qualidade do ar e ajudam a reduzir a sensação de calor.

Porém, muitas delas possuem ocos e axilas que acumulam água e servem como criadouros naturais para a reprodução do mosquito da dengue, zica vírus e febre chikungunya.

O plantio de orquídeas foi a forma encontrada pela Vigilância Ambiental para eliminar esses focos naturalmente, sem ter que utilizar inseticidas.

“Com suas raízes, essas plantas preenchem os espaços que acumulam água nas árvores, eliminando focos do mosquito sem o uso de produtos químicos. A prática também ajuda a preservar as abelhas”, completa Renata Ferreira.

A Vigilância Ambiental pretende ampliar o projeto e para isso conta com o apoio da população, que pode doar mudas. Basta informar a equipe, pelo telefone (44) 3639-1930, que os agentes ambientais se deslocarão até a residência para recolher as mudas e ainda darão um ‘trato’ nas orquídeas dos doadores, deixando-as ainda mais bonitas.

(Com informações assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.