Foto: Danilo Martins/OBemdito
A AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região) deverá receber em breve dois recursos importantes para a instituição, que atende atualmente 108 alunos do espectro autista. Os recursos foram viabilizados através de emendas impositivas ao orçamento e publicados no Diário Oficial do município no último dia 11 de agosto.
O primeiro, no valor de R$ 10 mil, foi assegurado pela vereadora Ana Novais (União Brasil), e será usado para reformas na estrutura do local. Já o segundo, no valor de R$ 150 mil, também proveniente de emendas impositivas dos vereadores que ajudam na causa dos autistas, será destinado para a implantação de uma Sala Sensorial.
“Estou muito feliz. Os termos de colaboração foram firmados entre o município com a AMA, que se refere ao recurso da emenda Modificativa 01, que foi feita no Projeto de Lei 101/2022, (Lei Orçamentária – LOA) para o custeio das despesas com equipamentos para implantar uma Sala Sensorial na Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama e Região”, escreveu a vereadora Ana Novais em uma publicação em suas redes sociais.
A Sala Sensorial será um espaço onde serão instalados equipamento para terapia ocupacional. O local será usado por uma fisioterapeuta que irá trabalhar a parte sensitiva dos alunos, ou seja, as sensações do tato, olfato e paladar.
“Esta sala é de muita importância porque não temos nada relacionado a esse equipamento. Todos os profissionais vão poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Será muito importante para as crianças”, destacou Tayla Bruna de Oliveira, presidente da Associação.
A lista de equipamentos é grande e deverão ser adquiridos e entregues em breve. Atualmente a instituição oferece aulas de fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, fisioterapia, psicomotricidade, musicalização, barras de access, assistência social e curso de pintura em tela, através de uma parceria com Rotary.
Emenda Impositiva é um instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições.
O Projeto, aprovado em 2021, prevê que que a prefeitura seja obrigada a executar as despesas propostas pelos vereadores através de emendas parlamentares, com limite de 1,2% da receita corrente liquida realizada no exercício anterior.
Desta forma, os vereadores tem autonomia para determinar execução de obras, benfeitorias ou a destinação de recursos para instituições da cidade, respeitando o limite do percentual de recurso destinado às emendas participativas.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais