Foto: SEJUF - Paraná
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Cmdm) de Umuarama, em parceria com a Prefeitura, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Secretaria da Mulher de Curitiba, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), trarão o Ônibus Lilás no dia 9, das 9h às 17h, à Praça Miguel Rossafa, para a campanha Agosto Lilás. O ônibus que é itinerante e estadual, demanda agendamento no mês de agosto.
A campanha celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006), buscando informar e conscientizar sobre as diversas formas de violência contra as mulheres. Ela destaca o feminicídio, explica os tipos de violência doméstica e familiar e procura evitar a normalização desses problemas.
“O ônibus oferece salas privativas para atendimentos especializados, com aconselhamento terapêutico por profissionais da saúde mental e aconselhamento jurídico com advogados. Ele estará na cidade para rodas de conversa com psicoterapeutas, abordando temas como o amor próprio e a identificação de relacionamentos abusivos. Também serão realizadas discussões sobre questões jurídicas e atendimento particular nas salas do ônibus, para mulheres que preferirem essa opção”, explicou Silmara Ruiz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Lançado em 2015 pelo Governo do Estado, o Ônibus Lilás busca aproximar as mulheres paranaenses por meio de uma ação itinerante, integrada e multidisciplinar, ampliando a efetividade das ações propostas pelo Plano Estadual dos Direitos da Mulher. Os municípios a serem visitados são definidos previamente pelo departamento incluindo localidades mais remotas como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.
Essa unidade móvel faz parte do programa de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme estabelecido na Lei Maria da Penha e percorre todos os 399 municípios. O secretário municipal de Assistência Social, Amós Westphal, explica que “É preciso principalmente saber onde buscar ajuda e ter a certeza de que tudo pode ser feito com segurança e sigilo total, sempre com foco em preservar a dignidade e principalmente a vida da mulher”.
Westphal comunica ainda que o Creas/Cram realizará rodas de conversa com os grupos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) I e III, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para Idosos (SCFVI), na Casa da Paz, na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) e na Unialfa, entre outras instituições. “Reforçamos que nosso objetivo é promover o debate e a reflexão acerca da violência doméstica e familiar, suas causas e mecanismos de proteção”, finaliza.
A Delegacia da Mulher em Umuarama fica na Rua Japurá, 3358, Zona I. Contato pelo telefone (44) 3639-6557. O Cram está localizado na Rua Anhumai, 3334 – Jardim Tropical, com atendimento pelo telefone (44) 2020-6151 ou pelo WhatsApp (44) 98457-1135. O número 180 está disponível, e as informações chegam até a delegacia, que tomará as providências necessárias, incluindo o apoio às vítimas que temem buscar ajuda sozinhas.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais