Foto: Assessoria

Umuarama

Prefeitura de Umuarama inicia tratativas para estender pavimentação até o final da Estrada Canelinha

Foto: Assessoria
Prefeitura de Umuarama inicia tratativas para estender pavimentação até o final da Estrada Canelinha
Redação
OBemdito
29 de julho de 2023 12h13

Proprietários de sítios e chácaras localizados às margens da Estrada Canelinha se animaram com a proposta apresentada pelo prefeito Celso Pozzobom em reunião na manhã da última sexta-feira (28), na Prefeitura.

O município tem a intenção de pavimentar o trecho final da estrada, até a ponte sobre o rio Pinhalzinho, na divisa de Umuarama com o município de Cruzeiro do Oeste.

Os moradores manifestaram aprovação pelo trabalho que está em execução num trecho de seis quilômetros da via, partindo da subestação da Copel nas imediações do Jardim São Cristóvão – que já está na fase final de pavimentação, restando cerca de 1,5 km – e concordaram em participar do rateio dos custos para o asfalto no trecho final.

“Estamos tentando obter o máximo de recursos para repassar o mínimo possível de custos aos proprietários rurais da Canelinha. A participação deles é necessária, pois a obra valoriza as propriedades e ajuda a desenvolver a atividade agropecuária e de lazer, já que temos muitas chácaras naquela região”, afirmou Pozzobom.

A reunião teve a presença de proprietários rurais da Estrada Paca, que liga a Canelinha até o colégio agrícola estadual e o campus de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que também manifestaram interesse em uma parceria para a pavimentação da via, com extensão aproximada de 2,5 mil metros.

Pozzobom disse que está buscando recursos por meio de emendas parlamentares e repasses do governo do Estado, além de avaliar uma participação maior com equipe e maquinário do município, na intenção de reduzir a participação financeira dos produtores. A intenção é finalizar o projeto da Canelinha e encaminhar para licitação ainda este ano, para realizar a obra no começo de 2024.

O secretário de Obras, Renato Caobianco, explicou que a obra seguirá o padrão da pavimentação das estradas rurais. “A pista terá seis metros de largura, canaletas e grama nas bordas, além de caixas de contenção de água das chuvas nas laterais e futuramente arborização, o que vai embelezar o acesso e valorizar as propriedades”, apontou, ao lado dos secretários municipais de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, e da Fazenda, Marcos Navarro, que também acompanharam a reunião.

Com a anuência dos proprietários rurais, que contribuirão com os custos – conforme a testada de suas propriedades – em até 60 pagamentos, a Prefeitura dará entrada no licenciamento ambiental e encaminhará a confecção do projeto, para a licitação.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.