Saúde

Secretaria de Saúde de Umuarama encerra campanha sobre hepatites virais

O Ambulatório de Infectologia de Umuarama acompanha 344 pessoas com diagnóstico positivo para hepatites virais B e C. O número de contaminados registrou uma queda significativa nos últimos anos, porém o sinal de alerta é sempre mantido, já que o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é conseguir eliminar a incidência da doença até o ano de 2030.

A campanha Julho Amarelo chega ao fim após uma série de ações, que foram desde palestras e encontros, até a realização de testagem e vacinação. Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, ressalta que a informação é a melhor arma para deter as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que incluem as hepatites virais, HIV e sífilis.

“Estamos sempre realizando encontros e palestras, promovendo capacitações de profissionais de saúde, alertando a população sobre riscos e formas de contágio, principalmente sobre meios de evitar as contaminações”, observa.

As atividades do Julho Amarelo foram finalizadas nesta sexta-feira (28) com palestras da psicóloga Lucinéia Ceolin para usuários do Centro Pop e pessoas em tratamento psiquiátrico no Hospital Santa Cruz.

“Após falar sobre as hepatites virais, também foram realizados testes rápidos para todos os que se dispuseram a fazer. Assim como em outras muitas doenças, a identificação precoce e o início do tratamento da hepatite garante a chance de cura acima de 95%”, indica a coordenadora.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, comenta que nos primeiros seis meses de 2023 apenas um caso de hepatite B foi oficialmente confirmado.

“Em 2022 tivemos 9 casos e em 2021 foram 20 casos. A questão da vacinação, que está disponível em todas as nossas unidades de saúde, pode ter contribuído para essa redução tão significativa, mas a conscientização sobre o uso de preservativo também”, pontua.

Médicos treinados

Especialista no tratamento de doenças do fígado, a gastroenterologista Mariana Gasperin apresentou palestra de capacitação para médicos e enfermeiros da rede municipal, em dois encontros realizados no auditório da Secretaria de Saúde.

Entre as recomendações, a hepatologista falou sobre a importância da vacina, que previne os casos de hepatite B. “Infelizmente muitas pessoas dizem que não gostam de ir ao médico ou fazer esse tipo de teste afirmando que ‘quem procura acha’. Eu gosto sempre de dizer que quem procura acha e acha em tempo hábil de tratar. Isso faz toda a diferença para tratar e prevenir complicações”, declara.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

7 minutos ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

36 minutos ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

1 hora ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

1 hora ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

2 horas ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais