Umuarama

Bailarinas de Umuarama fazem 2 apresentações no maior festival de dança do mundo

O grupo Dôminos da Ballerina, da Escola de Dança de Umuarama, realizou apresentações no 40º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, nos dias 21, 22 e 23 de julho. O grupo participou na modalidade 40+ e escolheu o tema “Flores Raras”, uma celebração à graciosidade da mulher, com autoria da coreógrafa Robson Schmöeller.

Composto por 15 mulheres, sendo 9 delas com mais de 40 anos todas exercendo diferentes profissões, o grupo foi selecionado entre vários outros de todo o Brasil para participar do prestigiado festival, porém apenas 8 integrantes conseguiram comparecer ao evento.

As performances ocorreram em dois locais abertos: o “Palco das Sapatilhas” no dia 21 e no Shopping das Flores no dia 22. Para a maioria das integrantes, essa foi a primeira vez que participaram do evento, o que as deixou extremamente empolgadas. Além das apresentações, elas também tiveram a oportunidade de conhecer a famosa Escola do Teatro Bolshoi.

Unidas há 7 anos, todas as dançarinas compartilham uma grande paixão pela dança, dedicando-se aos ensaios uma vez por semana, sempre aos sábados. A seleção do grupo para o festival foi um reconhecimento à dedicação, força de vontade e determinação de cada uma das integrantes, conforme destacou a professora Loyane Gabrielle, de 23 anos.

A amizade entre as dançarinas também foi ressaltada e a conquista emocionou a todas. Infelizmente algumas integrantes não puderam se juntar à viagem devido a compromissos com trabalho, filhos e família.

O evento deste ano contou com uma presença significativa de pessoas da melhor idade devido à participação de grupos etários como 40+ e 60+. Loyane ainda enfatizou que essa inclusão ativa proporcionou uma atmosfera descontraída no festival, onde pessoas de diversos lugares conversavam em clima de festa e amizade. “Para os amantes da dança e espectadores, foi um mundo à parte e um verdadeiro show à parte”, explicou.

Claudia Dileta Tonial Novaes, de 53 anos, que trabalha há mais de 40 anos com dança e também é diretora da escola, professora e coordenando o grupo, conversou com OBemdito e relatou: “O que mais me marcou nessa experiência foi a união. Todas estavam sempre juntas, prontas para tudo. Isso é o que faz esse grupo funcionar, onde quer que elas vão. Não só nesse festival, mas em qualquer lugar”.

O Festival

O Festival de Dança de Joinville se consolidou ao longo de mais de três décadas como destino tradicional dos amantes da dança. Participantes de todo o país e do exterior viajam à cidade para concorrer na Mostra Competitiva e se apresentar no Meia Ponta ou nos Palcos Abertos espalhados pela região.

Além disso, há diversas opções para aprimoramento profissional, com a oferta e realização de cursos, oficinas, workshops, palestras, debates e inúmeras ações voltadas aos bailarinos e coreógrafos.

Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de sete mil participantes diretos e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias de Festival.

Os números expressivos renderam a citação de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book, título que é de Joinville desde 2005.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

6 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

7 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

7 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

8 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

8 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais