Foto: PCPR
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) receberá o reforço de 225 novos policiais para a segurança dos paranaenses. O governador em exercício Darci Piana nomeou nesta sexta-feira (21) 44 delegados, 140 investigadores, 16 escrivães e 25 papiloscopistas aprovados em concursos públicos realizados em 2018 e 2020. A medida foi publicada no Diário Oficial.
De acordo com o Delegado-Chefe da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, Gabriel Menezes, ainda não foram repassadas informações sobre a lotação desses novos servidores. Desta forma, no momento não é possível saber se haverá nomeações para a regional de Umuarama ou quantos policiais serão designados para atuar aqui.
“Esses policiais civis vão atender a população em unidades de todo o Estado e vão contribuir muito para garantir mais segurança e eficácia nas investigações à população paranaense”, afirmou Piana.
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, essas são áreas com grande importância para a segurança pública. “Precisamos enaltecer todo o esforço do governador Ratinho Junior e ressaltar que todo esse efetivo de delegados e de policiais civis garante que a sociedade tenha ainda mais segurança”, disse.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou que a nomeação demonstra a atenção do Estado com essa área, que presta serviço diretamente para a comunidade. “São policiais de todas as carreiras que vão contribuir de forma conjunta para que os serviços da PCPR sejam prestados com excelência e de maneira descentralizada”, completou.
Após a nomeação, os policiais participarão do curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil. O planejamento é que iniciem o treinamento na segunda semana de agosto e, ainda neste ano, estejam atuando nas delegacias de polícia de todo o Estado, um significativo incremento no combate à criminalidade.
Durante os meses de aperfeiçoamento, eles cursarão matérias de conhecimento técnico-operacional, dentre aulas práticas e teóricas. As competências adquiridas proporcionarão a habilitação necessária para atuar em qualquer cidade do Estado.
O quadro de ensino da PCPR está dividido em seis áreas temáticas, que vão de investigação à formação humanista e cultura geral. A grade de ensino faz parte da nova matriz curricular, que tem o objetivo de trazer melhorias na formação de conhecimento dos policiais e auxiliar na visão de plano de carreira, visto que o servidor passa a visualizar quais áreas temáticas pode se especializar.
Em 2022, o governo nomeou mais de 400 novos policiais civis. A turma fez parte da maior contratação da história. A preparação encerrou em dezembro do ano passado e desde então esses policiais já estão atuando em todo o Paraná.
(Reportagem: AEN e OBemdito)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais