Paraná

Governo do Paraná nomeia 225 novos policiais civis para reforçar quadros da segurança pública

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) receberá o reforço de 225 novos policiais para a segurança dos paranaenses. O governador em exercício Darci Piana nomeou nesta sexta-feira (21) 44 delegados, 140 investigadores, 16 escrivães e 25 papiloscopistas aprovados em concursos públicos realizados em 2018 e 2020. A medida foi publicada no Diário Oficial.

De acordo com o Delegado-Chefe da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, Gabriel Menezes, ainda não foram repassadas informações sobre a lotação desses novos servidores. Desta forma, no momento não é possível saber se haverá nomeações para a regional de Umuarama ou quantos policiais serão designados para atuar aqui.

“Esses policiais civis vão atender a população em unidades de todo o Estado e vão contribuir muito para garantir mais segurança e eficácia nas investigações à população paranaense”, afirmou Piana. 

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, essas são áreas com grande importância para a segurança pública. “Precisamos enaltecer todo o esforço do governador Ratinho Junior e ressaltar que todo esse efetivo de delegados e de policiais civis garante que a sociedade tenha ainda mais segurança”, disse.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou que a nomeação demonstra a atenção do Estado com essa área, que presta serviço diretamente para a comunidade. “São policiais de todas as carreiras que vão contribuir de forma conjunta para que os serviços da PCPR sejam prestados com excelência e de maneira descentralizada”, completou. 

ENSINO

Após a nomeação, os policiais participarão do curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil. O planejamento é que iniciem o treinamento na segunda semana de agosto e, ainda neste ano, estejam atuando nas delegacias de polícia de todo o Estado, um significativo incremento no combate à criminalidade. 

Durante os meses de aperfeiçoamento, eles cursarão matérias de conhecimento técnico-operacional, dentre aulas práticas e teóricas. As competências adquiridas proporcionarão a habilitação necessária para atuar em qualquer cidade do Estado. 

O quadro de ensino da PCPR está dividido em seis áreas temáticas, que vão de investigação à formação humanista e cultura geral. A grade de ensino faz parte da nova matriz curricular, que tem o objetivo de trazer melhorias na formação de conhecimento dos policiais e auxiliar na visão de plano de carreira, visto que o servidor passa a visualizar quais áreas temáticas pode se especializar. 

MAIOR CONTRATAÇÃO

Em 2022, o governo nomeou mais de 400 novos policiais civis. A turma fez parte da maior contratação da história. A preparação encerrou em dezembro do ano passado e desde então esses policiais já estão atuando em todo o Paraná.

(Reportagem: AEN e OBemdito)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

2 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

3 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

4 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais