Paraná

Restrição geográfica de pequenas empresas em licitação de Mariluz é julgada irregular pelo TCE-PR

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou irregular a restrição geográfica de microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) estabelecida no Pregão Eletrônico nº 69/2022, cujo objetivo é a aquisição de materiais de comunicação visual pelo Município de Mariluz (Região Noroeste). O certame possuía valor máximo de R$ 287.913,40. As informações são do TCE-PR.

A decisão foi motivada por Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos), formulada pela empresa Gráfica do Preto Ltda., por meio da qual alegou que o edital do certame teria, irregularmente, restringido a competitividade, ao permitir a disputa apenas às MEs e EPPs locais e integrantes da microrregião de Umuarama definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na avaliação do processo, o relator, conselheiro Ivens Linhares, considerou o Prejulgado nº 27 da Corte, que trata da possibilidade de contratação prioritária de MEs e EPPs locais e regionais com amparo num plano de ação, previsto em um projeto bem delineado, que servirá de substrato para a lei autorizadora da medida. 

No caso do certame de Mariluz, há um preceito local que possibilita a restrição às MEs e EPPs estabelecidas no município. Entretanto, a norma nacional (Lei Complementar nº 123/2006) diz, apenas, que a licitação poderá ser prioritária para empresas sediadas local ou regionalmente, até o limite de 10% do melhor preço válido e não que a licitação poderá ser exclusiva para fornecedores de determinado perímetro.  

Assim, a restrição veiculada na norma municipal rompeu tanto a margem estabelecida pelo legislador nacional, quanto os princípios da ampla competitividade e da vantajosidade.

Determinações

Para evitar equívocos, os membros do TCE-PR expediram duas determinações ao município: que respeite o teto de R$ 80.000,00  por item de contratação nas licitações destinadas exclusivamente a MEs e EPPs; e justifique a contratação prioritária (até o limite de 10% do melhor preço válido) de MEs e EPPs locais e regionais, interpretando sua norma local (Inciso 2º do artigo 2º da Lei Complementar Municipal nº 12/2022) à luz do que dispõe a regra geral nacional (Lei Complementar nº 123/2006) e o Prejulgado nº 27 do TCE-PR.

Decisão

Em seu voto, o relator seguiu o entendimento manifestado na instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) e no parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) a respeito do caso.

Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam o voto do relator por unanimidade, na Sessão de Plenário Virtual nº 11/23 do Tribunal Pleno, concluída em 22 de junho. Cabe recurso contra a decisão expressa no Acórdão nº 1685/23 – Tribunal Pleno, disponibilizado em 29 de junho na edição nº 3.010 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). 

Serviço 

Processo nº: 16366/23
Acórdão nº: 1685/23 – Tribunal Pleno
Assunto: Representação da Lei nº 8.666/1993
Entidade: Município de Mariluz
Interessados: Gráfica do Preto Ltda. e Paulo Armando da Silva Alves
Relator: Conselheiro Ivens Zschoerper Linhares

Reportagem: Diretoria de Comunicação Social do TCE/PR

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais