Foto: Márcio Evangelista
A temperatura teve uma queda considerável em Umuarama e em toda a região noroeste do Paraná, nesta quinta-feira (13), conforme constatou o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). De acordo com o instituto, a mudança brusca no tempo é um resultado do ciclone extratropical, que “empurrou” uma massa de ar frio por grande parte do estado e seguirá atuando nesta sexta-feira (14).
Nesta quinta-feira os termômetros da cidade se mantiveram entre a mínima de 12°C e a máxima de 18°C na Capital da Amizade. A sensação térmica se manteve abaixo da medição por resultado das fortes rajadas de vento que alcançaram a marca de 33 quilômetros por hora. O dia seguiu predominantemente ensolarado, porém o sol não foi suficiente para levantar muito a baixa na sensação térmica.
Na sexta-feira a expectativa é de que o céu continue ensolarado em Umuarama e não há previsão de chuva. Todavia, a temperatura cairá ainda mais, registrando a mínima de 7°C. A máxima não deve ultrapassar os 16°C.
A Defesa Civil de Umuarama recomenda que a população umuaramense se mantenha em casa ou local protegido na noite desta quinta-feira, para evitar possíveis problemas resultantes das rajadas de vento que ainda irão acontecer. Pessoas e veículos não devem ficar posicionados embaixo de árvores ou próximos de estruturas que podem ser danificadas pelo vento.
A massa de ar frio que se estabelecerá no Paraná nesta sexta-feira provocará temperaturas mínimas abaixo de 5°C em diversas regiões do estado. Céu claro e ventos fracos serão observados ao final do dia e madrugada de sábado, período em que as geadas terão maior probabilidade de ocorrer no sudoeste, centro-sul, sudeste, centro-ocidental e Campos Gerais.
“O posicicionamento do ciclone extratropical ainda influencia as condições do tempo sobre o Paraná, principalmente no campo de vento”, explicou a meteorologista Lidia Luisa Mota, do Simepar. “Várias regiões estão sendo afetadas por fortes rajadas de vento, principalmente no centro-oeste, centro-sul, RMC e no litoral. (…) Além disso, há o fato de que as fortes rajadas fazem com que a sensação térmica diminua”.
Nesta quinta-feira, o ciclone extratropical está se afastando da região sul do país e avançando pelo oceano. A frente fria que passou gerou ventos fortes, com rajadas acima de 75 km/h. Nos próximos dias, a região pode sentir os efeitos da frente oclusa, que pode causar precipitações isoladas em algumas áreas e uma mudança repentina na temperatura em todo o estado, embora isso deva ser breve.
(Redação e Simepar)
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Este site utiliza cookies
Saiba mais