Umuarama

Evento vai abordar técnicas para controle da formiga cortadeira em Umuarama

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IDR-Paraná, UEM e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento traz para Umuarama a ‘Reunião Técnica Formigas Cortadeiras’, primeiro de uma série de eventos que devem ser realizados na cidade para o manejo desta praga, especialmente na região da APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio Piava.

A reunião, sem custo algum para os participantes, será realizada na Estrada Jurupoca – no km 02, na propriedade rural de Milton Rodante, ao lado esquerdo da via.

“Este evento técnico é uma das metas do novo plano de manejo de formigas cortadeiras, obrigatório no Paraná conforme lei estadual de 1995. Contaremos com a participação do Dr. Julio Guerreiro, engenheiro agrônomo Entomologista da UEM (Universidade Estadual de Maringá), e José Cosme de Lima, biólogo do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná)”, indica Fernanda Mantovani Periard, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama.

O encontro será das 9h às 11h20 e vai apresentar ações e projetos desenvolvidos e disponibilizados pelo município, além de apresentar linhas de crédito rural para oferecer apoio aos produtores rurais na luta contra as formigas.

“Os especialistas reforçam que, se por um lado é impossível acabar com as elas [as formigas], esse manejo torna viável o convívio. Informação e técnicas apropriadas são fundamentais para lidar com o problema. Aqui no Noroeste, a formiga cortadeira – a saúva – já é considerada uma praga de difícil controle”, observa Fernanda, acrescentando que quem precisar de mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (44) 3621-4141.

Ela explica que as formigas aparecem na maioria das propriedades, causando prejuízos para diversas culturas.

“Em Umuarama, por exemplo, o IDR-Paraná mantém uma Unidade de Referência onde os agricultores da região podem conhecer desde as espécies de formiga, características dos formigueiros, até as práticas para eliminá-los. Estabelecer um convívio com as formigas é preciso, primeiramente, ter informações. É necessário conhecer a espécie, saúva ou quenquén, seus hábitos e formas de combate”, ressalta o extensionista José Cosme de Lima.

Serviço

Reunião Técnica Formigas Cortadeiras
Data: 15/07/2023 (sábado) – Horário: das 9h às 11h20 – Local: Estrada Jurupoca – Km 02 – Inscrições no local, sem ser necessário reservar vagas – Informações: (44) 3621-4141.

Assessoria PMU

Redação

Recent Posts

Jovem tenta impedir abordagem da mãe e ambos são encaminhados à delegacia em Umuarama

Segundo a PM, jovem tentou impedir ação dos policiais após a mãe desobedecer a ordens…

12 minutos ago

Conselho de sentença condena autor de homicídio em Umuarama a pena de 13 anos e 1 mês

O conselho de sentença de Umuarama condenou Leoncio Rodrigues Manço pelo homicídio de Ricardo Corrêa…

11 horas ago

Lula diz a Trump que justificativas para tarifaço contra o Brasil são infundadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (21) para o presidente dos…

12 horas ago

Aposentado perde R$ 2,8 mil após transferências não reconhecidas em Douradina

Um aposentado de 74 anos relatou ter sido vítima de estelionato após identificar quatro transferências…

12 horas ago

Criminoso pula muro, invade comércio e furta bebidas em Brasilândia do Sul

Um comerciante de 61 anos teve o estabelecimento invadido durante a madrugada desta sexta-feira (21),…

12 horas ago

Hudson considera elucidado caso de primas desaparecidas em Cianorte; com vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) considera elucidado o caso do desaparecimento de Letycia Garcia…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais