Foto: Assessoria Zeca Dirceu
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), viajou para Foz do Iguaçu junto com o ministro da educação, Camilo Santana e propôs a criação de novos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O líder do PT na Câmara, nesta terça-feira, 4, defendeu que microrregiões ainda não atendidas, fossem beneficiadas com novos campi. “É fundamental que a educação técnica e profissionalizante atenda a todas as regiões do estado e do Brasil”, afirmou.
Com a ampliação dos campi, o município de Cianorte e várias outras regiões do Paraná, que ainda não têm Institutos Federais, ganhariam uma nova estrutura federal de educação. “Temos o compromisso de levar ao interior nossa educação pública e de qualidade, por isso, estamos trabalhando pela criação de novos campi e emancipação de campi avançados”, disse.
No último mês, Zeca Dirceu esteve reunido com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC), Getúlio Marques Ferreira, e também defendeu a criação dos novos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR). De acordo com o deputado, além da expansão do número de unidades dedicadas à formação de tecnólogos e profissionais, é preciso que os campi avançados virem campi autônomos.
A transformação, segundo Zeca Dirceu, garante às unidades uma direção própria. “A criação e a emancipação dos campi garantem maior investimento na educação do interior do Paraná, uma demanda dos profissionais da educação e dos estudantes que já estamos lutando para garantir”, disse o deputado membro da Comissão de Educação na Câmara.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 2008 durante o segundo governo Lula e marcaram o início de um projeto inovador e estruturante para o Brasil. Atualmente, no Paraná, o IFPR tem 20 campi, seis campi avançados e quatro centros de referência no Paraná. São 29 mil estudantes, 1430 professores e 965 técnicos administrativos. São ainda 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação.
Zeca Dirceu acompanhou o ministro da educação para cumprir agenda em Foz do Iguaçu, onde Lula foi entregar investimentos de R$ 600 milhões para a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) para retomar obras que estavam paralisadas desde 2014. “A educação voltou a ser nossa grande prioridade, assim como estamos trabalhando pela Unila, com Lula já podemos investir nos nossos IF’s. O Paraná só tem a ganhar com este modelo de educação pública, gratuita e de excelência”, concluiu
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais