Paraná

Área de buscas onde avião com umuaramenses desapareceu é de difícil acesso

A área onde o avião com os três umuaramenses despareceu nesta segunda-feira (3), é de difícil acesso. O local, que foi identificado no fim de ontem, fica na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba, litoral do Estado.

Por ser área de mata atlântica, a vegetação é bastante fechada, o que traz dificuldades, tanto para as buscas que estão sendo feitas por aeronaves das forças de segurança, quando para as equipes de regaste em terra.

De acordo com o capitão Ferelli, coordenador de Operações Especiais do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), o local tem diversas características limitantes ao trabalho das forças de segurança e resgate.

“É uma área inóspita, desabitada, com uma vegetação muito fechada e, relativamente, em alta altitude. Então é um fator limitante também para o nosso voo. Não é uma região fácil de se chegar e nem fácil de para as equipes de terra, então é uma operação com muitos fatores restritivos”, afirmou.

Conforme ele, outro fator que influência muito nas buscas, são as condições meteorológicas. “Nós temos também as condições metrológicas. Como nossas aeronaves somente fazem as buscas em um voo de maneira visual, nós devemos evitar voos de nevoeiro e até restrição de teto no momento do voo”, destaca.

O capitão Ferelli, a aeronave usada pelo BPMOA, possui equipamentos de alta precisão e que são capazes, inclusive, de captar o calor humano. “Nós utilizamos nossa aeronave que tem uma câmera com filtro de infravermelho que serve para detectar calor em corpos, mas não detectamos nada e, por conta da degradação meteorológica do final da tarde, tivemos que retornar [para a base] para encerrar às buscas”, revelou.

Reinício das buscas

As buscas pelo avião onde estavam Jonas Borges Julião (piloto), Heitor Genowei Junior, o Juninho do Posto (superintendente da Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo) e Felipe Furquim de Oliveira (diretor da Casa Civil na região noroeste) foram reiniciadas nesta manhã de terça-feira (4).

Os umuaramenses Jonas Borges Julião, Heitor Genowei Junior, o Juninho do Posto e Felipe Furquim de Oliveira. Foto: Redes Sociais/OBemdito

O trabalho é comandando através de um Centro de Operações Especiais. As buscas estão sendo realizadas com dois helicópteros e um avião da FAB equipados com recursos de alta precisão, além de equipes em terra. Os helicópteros são o Falcão 12 e Resgate 04, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas.

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) também está envolvida na operação. A equipe é especializada em áreas de difícil acesso e saiu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O avião utilizado tem autonomia e recursos para voar no período noturno.

Região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba, litoral do Estado. Foto: BPMOA

Nesta manhã, também havia movimentação do 8º Grupamento de Bombeiros, localizado no bairro Nilson Neves, em Paranaguá. As informações são de que o trabalho de buscas também passou a contar com equipes de Curitiba, Morretes, Guaratuba e Paranaguá.

Desaparecimento

A aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, de propriedade particular, com os três passageiros, havia decolado do aeroporto regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, às 7h50 e desapareceu do radar na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba.

A última comunicação feita pelo piloto aconteceu às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. O avião pousaria em Paranaguá, onde eles tinham um compromisso de trabalho.

Aeroporto Regional Orlando de Carvalho. Foto: PMU
Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Seminovo virou escolha racional e não mais segunda opção: como o mercado automotivo brasileiro mudou nos últimos três anos

O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…

7 minutos ago

Inovação & Negócios: Palestrante promete compartilhar segredos para encantar clientes

Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…

11 minutos ago

Mulher de 38 anos que fingia ser menina de 12 anos e fez vítimas no PR é condenada por estelionato

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade

33 minutos ago

Nando Reis apresenta show “Voz e Violão” em Umuarama com participação de Sebastião Reis

Nando Reis é um dos principais nomes da música popular brasileira e suas composições ultrapassam…

43 minutos ago

Bope verifica explosivos em imóvel onde suspeito no caso das jovens desaparecidas foi morto

Equipe especializada de Curitiba foi acionada para averiguar possível presença de explosivos no imóvel onde…

1 hora ago

Caso das jovens desaparecidas em Cianorte tem suspeito preso em Umuarama

Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais