Foto: Reprodução/Redes Sociais
O prefeito de Maria Helena, Marlo Rancer Marques (PSD), se manifestou nesta quarta-feira (28), após reportagem publicada por OBemdito sobre supostas ilegalidades que teriam sido cometidas na sua gestão. A matéria destaca a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), na Câmara de Vereadores, para apurar possíveis desvios de combustíveis e superfaturamento de peças adquiridas para reposição no pátio de máquinas do município.
Em um vídeo publicado em redes sociais, o prefeito apresentou documentos e afirmou que antes mesmo da abertura da CPI, no Legislativo, já havia determinado a criação de processo administrativo, através de uma comissão processante, para apurar eventuais irregularidades.
Conforme o chefe do Executivo, a determinação consta na portaria 098, datada de 11 de abril, que foi publicada em diário oficial do município no dia 12 do mesmo mês. O documento também estabelece que a comissão apresente, no prazo de 90 dias, após a publicação, um relatório minucioso e conclusivo sobre as eventuais irregularidades envolvendo os gastos com combustível.
“Eu recebi um documento que poderia ter ou poderia estar tendo divergência com o lançamento de combustível e, imediatamente, abri um processo de investigação, que está sendo finalizado e logo nós vamos ter o resultado”, afirmou.
Marques pontuou que a CPI na Câmara foi aberta um mês depois da determinação do governo municipal e, que se alguém errou, vai pagar pelo erro. “O mesmo fato que a Câmara está investigando, que nós começamos a investigar primeiro, nós também queremos resultado”, disse. “Esperamos que a CPI da Câmara finalize logo o procedimento e traga o resultado aqui, que encaminhe para o Ministério Público, como também nós vamos fazer, se for preciso”.
No vídeo, que tem duração de pouco mais de dois minutos, Marques afirmou ainda que está à disposição das autoridades para contribuir com a apuração das possíveis irregularidades. “O prefeito de Maria Helena está à disposição para esclarecer, seja a CPI, seja os vereadores do município de Maria Helena, seja o Ministério Público, seja o Tribunal de Contas, seja as autoridades que for preciso”, finalizou.
Nesta quinta-feira (29), OBemdito manteve contato com o prefeito, que preferiu não conceder entrevista sobre o assunto, no entanto, voltou a reafirmar sua determinação para que os fatos sejam apurados.
A portaria 098, publicada no dia 12, que determinou a abertura do processo administrativo para apurar as possíveis irregularidades, considera para a criação da comissão processante “as divergências verificadas entre horímetros e hodômetros de determinados veículos e equipamentos com relação aos lançamentos efetuados nos sistemas de controle”.
A portaria destaca que “compete ao gestor público promover a abertura de processo administrativo para apurar eventuais irregularidades no serviço público, sempre visando a proteção do patrimônio público” considerando “os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, consagrados pelo art. 37, caput, da Constituição Federal”.
Formada por quatro membros designados pelo governo municipal, a comissão deverá, em prazo estabelecido, apresentar a conclusão das apurações à cerca das “eventuais irregularidades envolvendo os gastos com combustível, capazes de revelar, em sendo o caso, os atos ilícitos praticados, a exata tipificação e os respectivos responsáveis”.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais