Paraná

Prefeito de Maria Helena é alvo de CPI que apura suposto desvio de combustíveis e peças

A Câmara de Vereadores de Maria Helena instaurou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar supostas ilegalidades cometidas na administração do prefeito Marlo Rancer Marques (PSD), relacionadas a possíveis desvios de combustíveis e superfaturamento de peças adquiridas para reposição no pátio de máquinas.

A Comissão, que possui seis integrantes, foi criada a partir de uma resolução e já ouviu secretários municipais e um ex-funcionário público, exonerado do cargo sob suspeita de ter participado dos desvios.

Conforme a denúncia, que chegou aos parlamentares através de pessoas da comunidade, somente em combustíveis podem ter sido desviados mais de 70 mil litros, o que em valores atualizados, equivaleria a pouco mais de R$ 420 mil.

“Foi feito a conferência dos registros do Controle Interno da prefeitura com as notas fiscais e não bateu. Vendo que poderia haver uma investigação, o prefeito abriu um processo administrativo e exonerou o secretário de Obras e Urbanismo e, isso, nos obrigou a abrir a CPI”, revelou o relator da Comissão, José Raimundo Viana.

Depois de ouvir as próximas testemunhas, a Comissão deverá produzir um relatório final e, em caso de confirmação de alguma ilegalidade, encaminhar os documentos ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que já foram notificados sobre a apuração. Se houverem fortes índicos de desvios, estes órgãos poderão abrir processos para investigar o chefe do Executivo de Maria Helena.

Além disso, a própria Câmara de Vereadores, também pode abrir um processo de impeachment, o que poderia levar ao afastamento temporário do atual prefeito e, posteriormente, dependendo da decisão da Câmara, sua cassação.

“Devemos prorrogar por mais 90 dias a investigação. O relatório final deverá ser entregue em setembro”, destacou Santucci, que tem adotado uma postura neutra diante das investigações. “O objetivo da CPI é apurar possível irregularidade no gasto de combustível e compra de peças superfaturadas. Por enquanto, não temos nada comprovado”, afirmou o vereador Marcos Santucci.

Composição da CPI

Além dos vereadores José Raimundo Viana (relator) e Marcos Santucci (membro), também compõe a Comissão os vereadores Claudio de Oliveira Castro (presidente), Romário Reis da Luz, Gilmar José de Oliveira e Claudio Furtado do Nascimento.

Marlo Rancer Marques

Marlo Rancer Marques (PSD) é prefeito de primeiro mandato. Ele foi eleito nas últimas eleições com 2.496 votos, 65% dos votos válidos. Marques havia sido vice na gestão do ex-prefeito Elias Bezerra de Araújo.

Contraditório

OBemdito manteve contato com a prefeitura de Maria Helena nesta manhã de quarta-feira (28) para ouvir a versão do prefeito Marlo Rancer Marques sobre os fatos. No entanto, o prefeito não estava na cidade. O espaço permanece aberto, caso o prefeito queira se manifestar.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

6 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

18 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

45 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

54 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais