Alunos da Escola Dr. Ângelo Moreira participam de aula de campo no aterro sanitário
Alunos do 4° e 5° anos das turmas da manhã e tarde da Escola Municipal Dr. Ângelo Moreira da Fonseca […]
Alunos do 4° e 5° anos das turmas da manhã e tarde da Escola Municipal Dr. Ângelo Moreira da Fonseca tiveram uma aula de educação ambiental durante visita onde conheceram o Aterro Sanitário Municipal. O passeio educacional teve a supervisão da engenheira ambiental Rafaela Moreira, responsável técnica pelo aterro, e de Myrella Raynara de Souza Mendes, estagiária do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Os estudantes foram acompanhados pela coordenadora educacional Elaine Darli Baffilli Hirt, responsável pela pasta de Ciências e Geografia na Secretaria Municipal de Educação, pelas coordenadoras pedagógicas Lerci de Jesus e Rosemar Abreu e pelas professoras das turmas. O objetivo da visita é conscientizar os alunos sobre a destinação adequada dos resíduos gerados pela população.
“Conhecendo melhor o aterro eles entendem o destino correto dos materiais orgânicos, provenientes da coleta domiciliar, bem como dos resíduos da construção civil, de poda e corte de árvores e também dos materiais recicláveis”, explicou Rafaela.
O grupo passou pela célula de orgânicos, lagoas de decantação de chorume (resíduo gerado na decomposição do lixo), célula de volumosos (móveis velhos, colchões e outros resíduos de maior volume) e também pela processadora de material da construção civil, que ‘quebra’ os resíduos e separa as barras de ferro da brita, que depois é destinada para a manutenção das estradas rurais – em forma de cascalho.
Segundo Rafaela, é preciso separar os recicláveis para que o aterro receba apenas resíduos orgânicos. “Com a separação correta, plásticos, vidro, metais e papelão são retirados do meio ambiente, evitando a poluição e o esgotamento precoce do aterro. Além disso, acabam gerando renda para a cooperativa dos catadores, que também funciona dentro do aterro sanitário”, explicou, durante a visita dos alunos às esteiras de separação de recicláveis.







(Assessoria PMU)





