Umuarama

Eu sou um milagre de Deus, diz Fernando Toca após vencer a covid-19

Fernando Dias de Souza, conhecido como ‘Toca’, ficou mais de 10 dias internado e segundo a avaliação dos médicos seu quadro de saúde era considerado grave e as chances de vencer a covid eram poucas. Os pulmões ficaram comprometidos em mais de 70% e a saturação muito abaixo do que é preconizado. Mas depois de vários dias de muito sufoco e orações, Fernando consegue agora mesmo que de forma mais lenta respirar aliviado.

“Eu lembro que fui internado depois que passei mal aqui em casa e fui levado para o Hospital Cemil. Fiquei hospitalizado no quarto e depois meu quadro se agravou demais e eu precisei ir para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A partir deste momento eu não me recordo de nada. Eu fiquei vários dias sedado e intubado. Quando eu fui extubado a médica me contou tudo que eu havia passado e a grande batalha que eu venci”, lembra Fernando.

Fernando está em casa há dias e agora recebe os cuidados e carinhos dos familiares. Com a fala meio embargada ainda, passa pelo processo de recuperação, que deve durar em média 30 dias. “Minha esposa é o meu anjo, ela não me abandonou em nenhum momento e agora está ainda mais ao meu lado nesse processo de recuperação”, destacou.

O uso do oxigênio ainda é o aliado de Toca. “Eu uso quando converso bastante porque eu fico cansado. A cada dia é uma vitória e eu só tenho que agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui hoje”, observou.

Muitas pessoas não tiveram a mesma sorte que Fernando Dias de Souza teve. “O psicológico fica muito abalado. Depois que eu deixei o hospital eu vi quantas pessoas que eu conhecia que não estão mais aqui para contar e comemorar a vida”, disse.

Fernando contou a reportagem de OBemdito que não acreditava na doença. “Eu senti na pele quão grave e letal é essa doença. Eu achei que era imune, precisei passar pelo sufoco para aprender e entender o verdadeiro valor da vida. Eu não desejo para ninguém o que eu passei, por isso, eu peço para que as pessoas se cuidem, use máscaras, álcool em gel, lave as mãos e mantenha o isolamento e distanciamento”, reforçou.

Fernando possui comorbidades e isso ajudou a agravar seu quadro de saúde. “Eu sou um verdadeiro milagre de Deus. A palavra que me define hoje é gratidão”, finalizou.

Marta Paula

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais