Umuarama

Atiradores do Tiro de Guerra participam de palestra sobre o trabalho da Defesa Civil de Umuarama

Integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Umuarama realizam uma palestra para os 150 atiradores do Tiro de Guerra 05.012 na última quarta-feira, 7, por volta das 5h30 – horário de instrução dos jovens que prestam o serviço militar obrigatório na unidade. O coordenador, inspetor Enivaldo Ribeiro, membro da Guarda Municipal desde 1992, explicou o que é a defesa civil, como e quando ela é acionada para atuar e a colaboração que recebe das forças armadas, se necessário, como determina a Constituição Federal.

Atendendo ao convite do chefe de instrução do TG, subtenente Wendel, Ribeiro também falou sobre o trabalho realizado em Umuarama, os casos mais frequentes e o plano de contingência que é acionado em caso de desastres. “A Defesa Civil trabalha com os recursos existentes, mas graças aos planos de contingência e emergência consegue mobilizar rapidamente todo o apoio necessário, tanto humano quanto material”, detalhou.

Em Umuarama a coordenadoria é composta por três pessoas, tecnicamente, “mas em caso de necessidade podemos nos tornar mais de mil, com acesso a caminhões, pás carregadeiras, retroescavadeiras, servidores e voluntários, incluindo os jovens do Tiro de Guerra, tudo o que for importante para socorrer a população diante de um desastre natural ou não. A Defesa Civil somos todos nós”, destacou Ribeiro.

Em caso de desastres, o trabalho começa com o isolamento da área, vistorias e levantamentos para então ser determinado qual ação é indicada e como ela será realizada. “Se for preciso uma máquina para retirar escombros, acionamos a pessoa cadastrada no plano e ela mobiliza o seu staf. Caso sejam necessários caminhões e pessoal para retirar móveis, acionamos o setor de serviços públicos do município. Tudo funciona de forma bem organiza, para maximizar a eficiência”, explicou.

Estruturalmente a Defesa Civil conta com dois servidores municipais e uma estagiária da área de Administração, salas de coordenação e de atendimento, cozinha e depósito, onde são armazenadas ferramentas de trabalho como botas, capacetes, luvas, óculos de proteção, enxadas, pás, foices e facões, além de motosserras, motopoda e uma motobomba. A equipe atua sempre uniformizada, com os equipamentos de proteção individual e muita disciplina.

“É importante esse contato com os atiradores para que conheçam os nossos protocolos e porque eles podem ser peças-chave no caso de um desastre de grandes proporções em Umuarama”, completou Ribeiro.

Redação

Recent Posts

Aulão de dança do Outubro Rosa reúne participantes em ação solidária em Umuarama

Umuarama recebeu, no último dia 21, um aulão especial em referência à campanha Outubro Rosa.…

12 minutos ago

Defesa Civil reforça alerta urgente para temporais severos em Umuarama e região; vídeo

A Defesa Civil do Paraná reforçou o alerta para a possibilidade de temporais severos em…

44 minutos ago

Black Rigor: 40 anos de tradição e excelência na moda masculina em Umuarama

Em uma noite de celebração e reconhecimento ao comércio local, a Black Rigor reafirmou sua…

49 minutos ago

Projeto Vidas que Dançam abre 50 vagas gratuitas para crianças e adolescentes em Umuarama

O projeto Vidas que Dançam – Movimento que Gera Mudança abriu inscrições para sua quarta…

59 minutos ago

Exposição Cor e Arte apresenta trabalhos de alunas da terceira idade em Umuarama

A Fundação Cultural de Umuarama realiza nesta quinta-feira (5) a exposição Cor e Arte, no…

1 hora ago

Mundo Senai começa nesta quinta-feira e terá minicursos e atrações em Umuarama

Evento acontece nesta quinta (5) e sexta-feira (6), com atividades sobre tecnologia, inovação, formação profissional…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais