Paraná

Polícia Civil do Paraná resolveu 100% dos casos de feminicídio dos últimos 4 anos

Nos últimos quatro anos, todos os casos de feminicídio registrados pela Polícia Civil do Paraná tiveram a autoria identificada.

A afirmação foi feita pelo delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rochemback, nesta segunda-feira (5), durante a entrega de 922 viaturas para todas as unidades da Polícia Civil do Paraná.

Desde o início de 2020, foram registrados no estado 245 assassinatos de mulheres por motivos de gênero – quando o crime envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Até 2018 esse tipo de crime era tipificado juntamente com os dados de homicídios, o que dificultava a análise dos dados.

Para a deputada cantora Mara Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, a segurança pública está fechando o cerco contra os agressores, identificando e punindo os criminosos, mas para reprimir de fato os casos de feminicídio, são necessárias medidas de prevenção.

“É um avanço, mas o ideal é que o feminicídio deixe de existir. Não podemos mais admitir um crime tão bárbaro e covarde em nossa sociedade. Crime motivado por machismo, egoísmo e, muitas vezes, o sentimento de posse sobre a mulher”, afirmou.

A cada três mulheres brasileiras, uma já sofreu violência física ou sexual de parceiros ou ex-parceiros. São mais de 50 mil vítimas por dia, um estádio de futebol lotado, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo a deputada, a violência contra a mulher é um fenômeno histórico: ‘Nos últimos anos, muitas vítimas ganharam voz e passaram a denunciar seus agressores, mas ainda temos muito a conquistar”, concluiu.

Reestruturação da Polícia Civil 

A entrega das 922 viaturas para todas as unidades da Polícia Civil do Paraná representa a maior renovação de frota da história do Estado. São 146 municípios beneficiados.

A renovação a medida faz parte da modernização das polícias no Paraná, que em pouco mais de três anos receberam mais de R$ 2 bilhões em investimentos. Além de veículos, a estruturação inclui a construção de novas delegacias, novas armas, coletes e equipamentos para a corporação e a contratação de policiais.

(Assessoria de comunicação Alep)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais