Foto: Assessoria PMU
Realizar ações de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis é apenas uma das atividades desenvolvidas no Ambulatório Municipal de Infectologia, um dos mais atuantes do Paraná na promoção e cuidados da saúde.
A cada mês os profissionais dedicam-se a campanhas específicas e maio foi escolhido para abordar adolescentes e jovens a respeito da importância da prevenção de ISTs como a sífilis, o HIV-Aids e as hepatites virais.
Palestras, encontros, aconselhamentos e testes rápidos foram realizados em empresas, instituições de ensino e de saúde de Umuarama, além das atividades de acolhimento e tratamento de doenças já existentes realizados diariamente no Ambulatório.
“Quanto mais informações conseguimos difundir, menos pessoas vão ficar doentes. Por isso nossos médicos, enfermeiros, psicólogas e estagiários estão sempre desenvolvendo projetos, ações e atividades para atingir a um maior número possível de pessoas. Neste mês de maio, focamos em adolescentes e jovens”, detalha Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia.
Para exemplificar, ela cita um encontro realizado no Sesc com adolescentes que fazem parte da Guarda Mirim de Umuarama. “A psicóloga Lucinéia Ceolin e a estagiária de psicologia Lorena Ruiz realizam dinâmica de grupo sobre a transmissão do HIV, falando não só de prevenção mas também sobre a importância do diagnóstico precoce e principalmente do tratamento, que é oferecido gratuitamente aqui no Ambulatório, que é ligado à Secretaria Municipal de Saúde”, relata.
Lucinéia e Lorena, acompanhadas da enfermeira Juliana Frasquetti, foram até o Colégio Estadual Lovat (distrito de Umuarama), onde apresentaram uma palestra sobre gravidez na adolescência e métodos contraceptivos para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. “Adolescentes apresentaram suas dúvidas, questionaram e receberam informação de forma clara e direta”, afirma.
Já o Hospital Nossa Senhora Aparecida abriu suas portas para que a equipe do Ambulatório Infectologia realizassem uma campanha de conscientização e prática sobre ISTs, sífilis, hepatites virais e HIV-Aids e principalmente foi sinalizado quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de acidentes com material perfurocortantes junto aos profissionais de saúde da instituição hospitalar.
“Foram dois dias de trabalho, sendo que no primeiro foram realizados aconselhamentos no pré-teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. No segundo momento, nossos profissionais realizaram testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite B e C em todos os trabalhadores que quiseram submeter-se aos exames. A ação foi bastante elogiada pelos participantes que, além de aperfeiçoarem seus conhecimentos, ainda tiveram oportunidade de cuidar da própria saúde”, pontuou a coordenadora.
Na próxima sexta-feira (26) será o encerramento do cronograma de atividades para maio de 2023 preparado pelo Ambulatório Municipal de Infectologia, quando os profissionais novamente levam informações e atividades aos alunos do Colégio Estadual Lovat.
“Lembrando que paralelamente a essas ações e realizado o Projeto Prevenção e Sexualidade na Escola, com palestras, dinâmicas e rodadas de conversas sobre ISTs para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Hilda Kamal, sempre com foco na prevenção e promoção da saúde”, finaliza Maria de Lourdes.
(Assessoria PMU)
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais