Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito

Saúde

Umuarama tem sete regiões em surto de dengue e 271 casos confirmados até agora

Umuarama tem um óbito por dengue confirmado e outros dois em investigação

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Umuarama tem sete regiões em surto de dengue e 271 casos confirmados até agora
Redação
OBemdito
19 de maio de 2023 17h27

Vinte e quatro novos casos de dengue foram confirmados nesta semana pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, subiu para 271 o acumulado no atual ano epidemiológico – iniciado em agosto/2022 – e novas regiões da cidade entraram em surto.

Estão nesta condição, atualmente, as unidades de saúde Bem-Estar, Centro de Saúde Escola (CSE), Jardim Cruzeiro, Jardim União, Ouro Branco e Posto de Saúde Central, além do distrito de Vila Nova União. As demais UBS mantém-se em situação de alerta – exceção apenas ao 1º de Maio, que apresenta baixa incidência de casos. O CSE tem o maior número de positivos (21), seguido pelo Jardim Cruzeiro (17) e Bem-Estar (16).

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta semana o primeiro óbito por dengue em Umuarama, enquanto outras duas mortes seguem em investigação no comitê estadual sob suspeita de terem sido causadas pela doença.

Dois pacientes tiveram dengue com sinais de alarme (DSA). Há ainda 208 pessoas com suspeita de contaminação aguardando resultados de exames. Do total de 2.260 notificações acumuladas no período, 1.781 foram descartadas para dengue.

Por outro lado, a cidade tem ainda quatro casos confirmados de febre chikungunya e seis suspeitas em investigação – ambas as doenças são transmitidas de um paciente para outro pelo mosquito Aedes aegypti, que utiliza a água parada para se reproduzir.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.