Paraná

Sesduem afirma que greve não tem data para acabar; docentes pedem reposição de 42%

Adesão da UEM (Universidade Estadual de Maringá) a greve iniciada por seis Universidades do Estado nesta segunda-feira (15), ainda não prejudica as aulas da graduação dos discentes da Universidade. Isso porque os alunos da UEM estraram em férias na semana passada, quando terminou o ano letivo de 2022. A volta às aulas está prevista para o próximo dia 26 de junho, quando começa o primeiro semestre de 2023.  

Conforme o presidente do Sesduem (Seção Sindical da Associação dos Docentes da UEM),Tiago Ferraiol, a greve tem por objetivo chamar atenção do governo do Estado para repor as perdas salariais. “São sete anos sem reposição salarial. Ao todo são 42% de defasagem e, maio, é o mês previsto em lei da data-base. Neste tempo tivemos apenas uma reposição de 2%, em 2020, e 3%, em 2022,” destaca. 

Segundo ele, somente na UEM são 1500 docentes, 500 deles contratados de forma temporária. Atualmente o salário-base do professor auxiliar, em regime de 40 horas, é de R$ 3.400. Já os docentes que possuem titulação recebem um adicional de 45%, valor que vai subindo dependendo da titulação de cada um. “Além dos salários, também estamos reivindicando contração de servidores e recursos para manter os serviços funcionando”, afirma. 

Mesmo com as férias, as áreas de pesquisa e projetos da Universidade, não param. Da mesma forma os cursos de pós-graduação e de mestrado. Neste primeiro momento, as atividades seguem normais para estas formações, no entanto, de acordo com Ferraior, a manutenção das aulas serão avaliadas com evolução da greve.  

“O Comite de Ética da Universidade vai fazer avaliações para saber se é viável ou não manter estas atividades. Só depois disso teremos uma posição efetiva das atividades de cada setor”, completa. 

Conforme Ferraiol, uma reunião está marcada para esta semana com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona. A Sesduem também deverá conversar com o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Hussein Bakri. “Queremos ver se marcamos também com a Casa Civil ou Secretaria de Fazenda ou com o próprio governador”, finaliza. 

Nesta segunda-feira, além da UEM, também entraram em greve a UEPG (Ponta Grossa) Unioeste (Cascavel) UENP (Norte Pioneiro) e Unespar (Paranavaí). A UEL (Universidade Estadual de Londrina) já havia paralisado as atividades acadêmicas desde segunda-feira (8). Já os docentes da Unicentro (Guarapuava) irão decidir na quarta-feira (17) se irão aderir ao protesto .

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

10 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

19 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

1 hora ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais