Redação Publisher do OBemdito

Audiência pública apura visão das comunidades sobre a área de proteção ambiental do rio Piava

A comunidade da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava, manancial de abastecimento de água potável da cidade, participou […]

Foto: Assessoria PMU
Audiência pública apura visão das comunidades sobre a área de proteção ambiental do rio Piava
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de maio de 2023 às 20h56 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 08h59

A comunidade da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava, manancial de abastecimento de água potável da cidade, participou ativamente da segunda audiência pública da atualização do plano de manejo, realizada na noite da última terça-feira (9), pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Com o tema ‘Visão das comunidades sobre a unidade de conservação’, o encontro abriu espaço para moradores, agricultores, pecuaristas e proprietários de chácaras localizadas dentro da área de influência da APA.

“Esta é mais uma das etapas pactuadas com a empresa contratada para a revisão do plano de manejo. Com a audiência, abrimos espaço para as manifestações da comunidade”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, atual presidente do conselho.

“Ouvimos críticas, sugestões, a visão dos moradores sobre a realidade da APA, o que eles querem e o que não querem que aconteça naquela região”, acrescentou. Para facilitar a participação do público da área rural e dos moradores do Parque Jabuticabeiras, a audiência foi realizada em horário noturno – após o expediente de trabalho –, em local próximo, de fácil acesso e com ampla divulgação, a fim de reunir o maior número de pessoas.

O local da audiência – a quadra da Capela Nossa Senhora de Fátima, no Parque Jabuticabeiras – encontra-se dentro da APA. “Creio que conseguimos apurar a visão da comunidade sobre a região, saber o que pensam e o que precisa ser mudado. A revisão vai atualizar o plano de manejo, adequando-o às mudanças ocorridas na legislação e a própria evolução da região”, completou a secretária.

As audiências reúnem membros do Conselho do Meio Ambiente, moradores e representantes da Sanepar, do Ministério Público que atua nas questões ambientais, da Procuradoria-Geral da Prefeitura e da sociedade civil organizada.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.