Jair Bolsonaro e Mauro Cesar Barbosa Cid. - Foto: Reprodução/redes sociais

Brasil

PF faz busca e apreensão em residência de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid

Jair Bolsonaro e Mauro Cesar Barbosa Cid. - Foto: Reprodução/redes sociais
PF faz busca e apreensão em residência de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid
Redação
OBemdito
3 de maio de 2023 08h40

A Polícia Federal executou, na manhã desta terça-feira (3), mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), durante uma operação que busca investigar a inserção de dados falsos de vacinação contra Covid-19. Durante a ação também foi detido o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens do político.

De acordo com as informações até o momento, os celulares de Jair Bolsonaro e Michelle foram apreendidos, e outros dois seguranças do ex-presidentes também foram presos. Segundo a PF, serão cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.

A operação apura dados falsos que foram inseridos nos sistemas SI_PNI e RNDS do Ministério da Saúde durante novembro de 2021 e dezembro de 2022. As informações, segundo a PF, tratam da condição de imunização contra o vírus e de pessoas que puderam emitir os cartões de vacinação para utilizá-los e burlar as restrições sanitárias vigentes no Brasil e Estados Unidos.

Os investigadores estão trabalhando com a hipótese que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relações às pautas ideológicas voltadas aos ataques à vacinação contra o Covid. As ações ocorrem dentro do inquérito policial que investigam as chamadas “milícias digitais”, trabalho em paralelo com o STF (Supremo Tribunal Federal).

Em tese os crimes configuram infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de falsos falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.