Foto: Danilo Martins/OBemdito

Paraná

Farmácia da Partilha comemora 25 anos fornecendo medicamentos para pessoas carentes

Haverá uma missa em ação de graças pelo aniversário da Farmácia

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Farmácia da Partilha comemora 25 anos fornecendo medicamentos para pessoas carentes
Aline Reis
OBemdito
4 de julho de 2021 16h08

Neste 2021 a Farmácia da Partilha comemora 25 anos de funcionamento em Umuarama e neste período já foram distribuídos gratuitamente cerca de 70 milhões de unidades de remédios para pessoas carentes.

A ideia de partilhar medicamentos foi do frei Daniel Heinzen, que em 1996 era pároco da São Francisco de Assis e percebeu um grande número de medicamentos que eram comprados e não utilizados até o fim e em contrapartida um grande número de pessoas que não tinham condições de adquirir remédios, mas precisavam.

A iniciativa começou singela, em uma sala ao lado da Igreja Matriz, conforme explicou a OBemdito o frei Cláudio Sérgio de Abreu, o atual pároco.  Depois disso as entidades de classe farmacêuticas foram acionadas e foi necessário profissionalizar o trabalho de caridade. “Hoje são feitos até mil atendimentos mensais”, comemora.

Foi aí que nasceu a parceira com o curso de Farmácia da Unipar, que hoje é responsável pelo suporte técnico da farmácia, que funciona como escola. Há dois estagiários remunerados – um deles pago pela Paróquia São Francisco, além de outros acadêmicos que atuam sob a supervisão da responsável técnica Márcia Inoue e pelo coordenador do curso Nelton Anderson Bespalez Corrêa.

De 1996 até hoje foram mais de 5 mil farmacêuticos formados, que em tempos de faculdade fizeram estágio no local.

“A ideia iluminada foi do frei e à época a gente precisava de um campo de estágio. Então costumo dizer que fazer o bem faz bem”, celebra o farmacêutico.

COMO FUNCIONA

Os medicamentos que compõem o estoque da Farmácia da Partilha são doados pelos paroquianos, pela sociedade civil e também por médicos, por meio da Associação Médica.

Para obter os remédios basta a pessoa ir até lá com a receita e documentos pessoais. O atendimento é destinado a pessoas carentes, por isso é feita uma análise socioeconômica para cada paciente por meio de um cadastro.

“O atendimento é realizado pelos acadêmicos sob orientação do farmacêutico. Os medicamentos recebidos por doação passam por uma triagem antes de serem dispensados aos pacientes”, salienta a responsável técnica, a farmacêutica Márcia Inoue.

Foto: Danilo Martins/OBemdito

Além disso, também são ofertados gratuitamente aferição da pressão, teste de glicemia e consulta farmacêutica. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (44) 3621-2826.

Há alguns medicamentos que não podem ser doados por questões de segurança sanitária: xaropes e pomadas são alguns deles. Evidentemente medicamentos cujo prazo de validade esteja vencido também não são aceitos.

ORIENTAÇÃO

Além de receberem os medicamentos gratuitamente os pacientes são orientados pelos acadêmicos e farmacêuticos. Como a maioria é idosa este trabalho é feito em forma de consulta farmacêutica, todavia, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as consultas estão suspensas.

COMEMORAÇÃO

O trabalho da Farmácia da Partilha completa 25 anos neste julho e no próximo dia 11 haverá missa às 9h30, na Igreja Matriz, para celebrar o longo trabalho.

A iniciativa já foi premiada duas vezes pela Fundação Banco do Brasil como o ‘melhor projeto no âmbito da saúde como benefício social’ em 2005 e 2012 e já ajudou muita gente.

“Recentemente recebemos uma doação de cestas de uma rede de farmácia e o farmacêutico que veio entregar me disse que quando estudante fez estágio aqui. Então veja, é um gesto concreto, é um momento de felicidade para nós”, destacou Frei Claudio.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.