Foto: Assessoria PMU
Cerca de 50 pessoas participaram de uma sessão de cinema especial para autistas na noite de quarta-feira (26), realizada pela Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a empresa Cinelaser e o Shopping Palladium.
A entrada foi gratuita para a exibição do filme de animação “Super Mario Bros” e as crianças ainda ganharam pipoca e bebidas (água, suco e refrigerante). A sessão reuniu crianças assistidas pelo Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
“Além da exibição com estímulos reduzidos, tomamos os cuidados para garantir momentos de lazer e descontração, assegurando a inclusão social das pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e familiares”, disse a coordenadora da Divisão de Saúde Mental, Nathalia Ynae Marrique Giroldo.
Segundo ela, o momento foi pensado com carinho visando a conscientização sobre o espectro autista e a importância da inclusão social das pessoas com o transtorno na sociedade. “O espaço para a recepção no shopping foi todo decorado com as fotos dos nossos pacientes em atendimento”, acrescentou Nathalia, agradecendo a parceria do cinema e do Shopping Palladium, que possibilitou a exibição.
Neste mês, a Divisão de Saúde Mental realizou uma série de ações sobre o autismo. A programação começou com passeata em conjunto com os pais de crianças autistas, no último dia 1º. No dia 2 uma mesa redonda reuniu vários profissionais no Centro Cultural Vera Schubert, onde o transtorno foi abordado de forma aberta.
De 13 a 20 ocorreu uma capacitação com médicos das unidades de saúde e pediatras sobre os marcos de risco, como identificar e sua importância para a intervenção precoce. No dia 14, uma roda de conversa esclareceu dúvidas e orientou a comunidade sobre o convívio com pessoas autistas, reunindo familiares de crianças e adolescentes com TEA no Centro da Juventude (Ceju), sob a condução da psicóloga e especialista na área, Renata Ortiz.
“Buscamos capacitar de forma constante os profissionais das unidades de saúde sobre os marcos de risco do desenvolvimento infantil, avaliação e diagnóstico do transtorno, e também as famílias para conviverem melhor com o autista, visando o seu desenvolvimento e a inclusão social”, completou o secretário da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.
Para isso a Secretaria de Saúde também criou um projeto intitulado ‘Ser Família’, pelo qual mensalmente serão reunidos os pais dos 126 pacientes (participação voluntária) que quiserem ampliar os conhecimentos, desenvolver atividades e habilidades para trabalhar com as crianças em casa e aumentar a eficácia do tratamento.
(Reportagem: Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais