Foto: Assessoria
A Prefeitura acaba de assinar um Termo de Convênio de Cooperação Técnica e Operacional com o Conselho da Comunidade de Umuarama, onde a administração municipal vai garantir recursos para contribuir com o custeio das despesas desse órgão, fundado há mais de 30 anos para fiscalizar o cumprimento das penas privativas de liberdade em regime aberto.
A partir de agora, o CCU contará com o repasse financeiro mensal de pouco mais de R$ 4 mil para pagamento do aluguel de sua sala, além da contratação de dois estagiários. O documento foi assinado pelo prefeito Hermes Pimentel, pela secretária municipal de Administração Sara Borges Urbano e pelo presidente do CCU, Luiz Guilherme Meyer.
“O Conselho da Comunidade trabalha com muitos voluntários e conseguimos custear parte das despesas com recursos que vêm das chamadas penas pecuniárias, que são as medidas alternativas à prisão, que pune crimes de menor potencial ofensivo com o pagamento em dinheiro”, explica.
E segue “Porém, os valores não são suficientes para que o órgão tenha condições de cumprir suas obrigações. Essa ajuda chega no momento certo e será fundamental para a promoção da justiça”, pontou a advogado.
O presidente do CCU relatou que mais de 1 mil atendimentos aos apenados são feitos todos os meses. “Apesar de contarmos com o trabalho de conselheiros voluntários, muitos que estão conosco há décadas, precisamos de ter estagiários fixos que se dediquem exclusivamente às atividades administrativas, que são muitas. Muitas pessoas não sabem, mas o trabalho do Conselho é constante, garantindo o mínimo de dignidade às pessoas apenadas em nossa cidade”, pontua.
Entre as determinações no CCU, está o acompanhamento do cumprimento das leis que instituem e garantem melhores condições de atendimento aos detentos. “Milhares de brasileiros vivem à margem da lei máxima do país enquanto dentro de nossas prisões, com efeitos nefastos para o grau de desenvolvimento inclusivo ao qual nos comprometemos por meio da Agenda 2030 das Nações Unidas”, comentou Meyer.
O convênio tem prazo de vigência de 12 meses e pode ser prorrogado por iguais e sucessivos prazos, mediante assinatura de Termo Aditivo. “O Conselho da Comunidade realiza um trabalho muito importante, visitando a delegacia, entrevistando os presos, levando produtos de limpeza e higiene pessoal, dedetizadores, trocando colchões, providenciando roupas e outros materiais necessários para que a dignidade humana seja realmente respeitada. E para nós, da administração municipal, é uma satisfação estabelecer essa parceria”, comentou Pimentel.
(Reportagem: Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais