Política

Vereadores de Umuarama aprovam por unanimidade cinco projetos em sessão ordinária

Na noite da última segunda-feira (3) os vereadores de Umuarama se reuniram para mais uma sessão ordinária. Foram analisados e votados cinco projetos, sendo que todos foram aprovados por unanimidade.

Propositura assinada pelo vereador Mateus Barreto, Projeto de Lei 41/2022, foi o primeiro texto em apreciação na pauta da sessão. O conteúdo estava em segunda discussão na Casa Legislativa e foi aprovado.

A proposta se volta à instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR) autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos termos da legislação federal vigente.

De acordo com o vereador, a regulamentação se torna de suma importância tendo em vista o avanço da tecnologia 5G no Brasil. Tais tecnologias garantirão acesso mais facilitado à internet, oportunizando melhor qualidade de sinal por meio das operadoras autorizadas pela Anatel.

“A Internet 5G promete impactar profundamente o nosso dia-dia, com conexão mais rápida e melhorias em diversos setores. Portanto, regulamentar o assunto e preparar a infraestrutura para receber essa nova tecnologia é fundamental, é buscar a inovação, é fazer política pública baseada em fatos e pensando no melhor para Umuarama”, justifica do Parlamentar.

LAR SANTA FAUSTINA

Também em segunda discussão e votação, aprovado por unanimidade, estava o Projeto de Lei Projeto 16/2023, tendo como autora a vereadora Ana Novais. A propositura é pautada na alteração da nomenclatura do Lar São Vicente de Paulo, que agora passa a atuar como Projetos Obras da Misericórdia – Lar Santa Faustina.

A alteração do nome se deu em outubro de 2021, sendo necessária também a mudança do nome junto ao Município.  

UTILIDADE PÚBLICA

De autoria do vereador Fernando Galmassi, outro texto em segunda discussão e votação se refere ao Projeto de Lei 21/2023, que declara de utilidade pública o Rotary Club de Umuarama.

Entidade voltada a ações sociais, o Rotary Club Umuarama desenvolve uma série de atividades destinadas à coletividade, o que justifica sua importância no município, servindo a população com ações diversas, em especial relativas à cidadania e atenção aos menos favorecidos. O texto foi aprovado por unanimidade.

Da mesma forma voltado à declaração de utilidade pública, o Projeto de Lei Ordinária 19/2023, do vereador Ednei do Esporte beneficia à Associação de Judô Umuarama (AJU), entidade sem fins lucrativos, de caráter esportivo. Conforme o parlamentar, a AJU presta serviços de caráter esportivo visando à realização de atividades sociais, esportivas, culturais e educativas, além de promover, de forma geral, o desenvolvimento e a prática do judô em Umuarama e região metropolitana.  

Desta forma, preenche todos os requisitos para ser contemplada como entidade sem fins lucrativos. O texto recebeu aprovação unânime em primeira discussão e votação.

Ainda em se tratando de utilidade pública, Ednei do Esporte é autor do Projeto de Lei Ordinária 20/2023, alterando a Lei Municipal nº 4.076, de 19 de maio de 2015, que declarou de utilidade pública a Associação de Futebol Amador de Umuarama (Afau).

A iniciativa, aprovada por unanimidade em primeira discussão e votação, visa apenas corrigir o número do CNPJ da entidade, tendo em vista que o mesmo se encontra errado na referida lei.

(Assessoria Câmara, com edição)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

9 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

10 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

11 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

11 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

12 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais