Umuarama

Estímulos mentais ajudam idosos a desenvolver criatividade e preservar a memória

Após cinco semanas de estudos, chegou ao final no último do último dia 31, o curso de mentoria e supervisão intitulado “Metodologia de estímulos mentais para o desenvolvimento cognitivo e criativo 50+”, oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social à equipe técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) e a profissionais do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas).

Umuarama é a primeira cidade do Noroeste a ofertar esse curso inovador. O treinamento teve como objetivo oferecer treinamento e supervisão às equipes do município para estimularem, dos pontos de vista cognitivo e criativo, pessoas com mais de 50 anos que são atendidas pelos programas sociais do município.

“A capacitação visa melhorar a qualidade de vida desses cidadãos, tornando o seu dia a dia cada vez mais ativo e produtivo”, afirmou a coordenadora do SCFVI, psicóloga Débora da Mata. A empresa contratada para o curso foi o Grupo LD Consultoria, de Maringá.

A mentoria teve duração de 16 horas, sendo quatro encontros de quatro horas e a supervisão de oito horas (dois encontros de quatro horas cada). “Isso é muito importante para enriquecer o atendimento à clientela. Nossos profissionais aprenderam técnicas de estimulação cognitiva e criativa para desenvolver com os idosos. Foram capacitadas cinco servidoras, três do serviço de convivência para idosos e duas do Creas”, explicou a secretária da Assistência Social, Adnetra dos Prazeres Santana.

Atualmente o SCFVI atende cerca de 145 idosos. Com as novas técnicas, por meio de atividades incorporadas ao dia a dia, as pessoas idosas terão estímulos para manterem preservadas suas capacidades de tomarem decisões e realizar atividades da vida diária, mantendo sua autonomia e independência.

“São atividades para prevenção e promoção em saúde e qualidade de vida. Outra finalidade nessa mentoria é levar inovação para o setor público, agregando conhecimentos e despertando os servidores para novas práticas e técnicas de atendimento”, completou Débora da Mata. Ao final foi realizada uma atividade prática com os idosos, sob a supervisão dos instrutores do curso.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

3 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

4 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

5 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

6 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

8 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais