Foto: Danilo Martins/OBemdito

Saúde

Número de crianças com síndromes respiratórias aumenta e ocupação hospitalar chega a 100%

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Número de crianças com síndromes respiratórias aumenta e ocupação hospitalar chega a 100%
Redação
OBemdito
31 de março de 2023 17h56

A ocupação dos leitos de pediatria da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar, chegou a 100% entre quinta e sexta-feira (31), incluindo todos os convênios: SUS, planos de saúde ou particular. Não há vagas.

Nesse sentido, o coordenador do serviço de pediatria da Norospar, Dr. Kelson Ferrarini, fará um pronunciamento à imprensa para esclarecer dúvidas e informar a população sobre as providências que a instituição está tomando e orientar os pais. 

Data: 01/04/2023 – neste sábado

Local: recepção social do Hospital Norospar

Horário: 10 horas

ALERTA

Na última terça-feira (28) a Norospar havia emitido um alerta à população relatando o aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Umuarama e região. Na ocasião foi divulgado que um novo surto de doenças respiratórias está em curso, afetando pessoas de todas as idades, principalmente crianças de zero até os 12 anos.

Em pacientes nessa faixa etária sintomas de resfriado como coriza, tosse e febre tem evoluído rapidamente para crises respiratórias agudas, que exigem atendimento médico imediato.

De acordo com o coordenador de Pediatria e Neonatologia da Norospar, Dr. Kelson Ferrarini “nessa época, que precede o inverno, aumenta a circulação de vírus respiratórios e doenças alérgicas em crianças e adolescentes. Alertamos os pais e responsáveis para intensificar os cuidados preventivos e para ficarem atentos aos sinais de piora nos quadros de síndrome respiratória.

As crianças pequenas, de zero a cinco anos de idade, com baixa imunidade ou doenças crônicas, podem sofrer mais com as oscilações de temperatura e exigem maior atenção e cuidado.

Segundo o Dr. Kelson, é fundamental oferecer uma alimentação saudável às crianças, aumentando a oferta de frutas, verduras, sucos e principalmente água nessa época, mesmo que não estejam doentes. “A hidratação é fundamental nesse período, pois o ar está mais seco, favorecendo a proliferação as infecções virais”, disse.

(Assessoria Norospar e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.