Foto: Assessoria PMU
As escolas municipais de Umuarama foram presenteadas pela professora e escritora Lenita Save Mundi Lemes com dois livros que estarão à disposição dos alunos e poderão ser inseridos em atividades educacionais.
A entrega ocorreu na última segunda-feira (20), no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal, com a presença de diretores, coordenadores das unidades de ensino, a secretária municipal da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, e o prefeito Hermes Pimentel.
Com o título “O novo mundo de Maria”, a autora aborda a poluição ambiental, as mudanças que o mundo impõe no desenvolvimento da criança e a necessidade de enfrentar desafios para preservar a natureza. De origem na zona rural de Umuarama, no distrito de Roberto Silveira, a professora Lenita com reforço escolar no ensino fundamental e escreve desde 2019. A pandemia de coronavírus a inspirou para o primeiro livro, “Pande, o gigante invisível”, que também está chegando às escolas municipais.
Para a publicação dos livros, ela contou com apoio das empresas Armazém da Madeira e Posto Tamoyo, além da Fundação Cândido Garcia. “Temos a aprovação da Lei Rouanet e, quando conseguirmos captar os recursos da iniciativa privada vamos imprimir 25 mil cópias do livro para distribuição às escolas da cidade e região”, disse a escritora, agradecendo o apoio dos parceiros.
Lenita agradeceu o espaço oferecido pelo município para a divulgação do seu trabalho, disse que a educação é a base para a transformação da sociedade e motivou os professores a tirar da gaveta as boas ideias e colocar tudo no papel. “Nunca é tarde para divulgarmos nossas ideias e estórias”, completou.
O prefeito Hermes Pimentel elogiou o trabalho da escritora e disse que toda a colaboração é bem-vinda para melhorar a educação das crianças. “Os livros são muito bonitos e bem-feitos. Tenho certeza que vão despertar a curiosidade dos alunos e fazê-los ver o mundo de uma forma diferente, complementando o currículo escolar”, apontou.
A secretária Mauriza Menegasso disse que a professora Lenita se colocou à disposição das escolas municipais para apresentar os livros e realizar rodas de conversa e contação de estórias com os alunos, mediante agendamento.
“A ideia é tornar os livros paradidáticos, ou seja, um recurso além dos materiais didáticos para aguçar o senso crítico do aluno em sala de aula. Esse contato com os escritores locais é importante por trabalhar a literatura dentro da nossa realidade, e deve ser valorizado. Por sorte, temos vários professores escritores no magistério municipal”, afirmou.
(Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais