Umuarama

Agentes de combate à dengue intensificam trabalho e visitam 52,5 mil imóveis em 2 meses

O Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde apresentou, durante a reunião ordinária do comitê executivo de combate à dengue de Umuarama, na última quinta-feira, 16, no anfiteatro da Prefeitura, o relatório de atividades com o trabalho executado pelos agentes de combate a endemias nos dois primeiros meses do ano.

Em 60 dias foram realizadas 52,5 mil visitas a imóveis e eliminados mais de 47 mil possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

Outros dados importantes do relatório mostram que 422 pontos considerados estratégicos para o combate ao mosquito também receberam a visita dos agentes, que além de eliminarem prováveis criadouros realizam aplicação de inseticida em mais de 3,5 mil locais em 1,8 mil imóveis.

“Nossas equipes também recolheram mais de 670 tubitos com larvas para análise, realizam bloqueio com pulverizador costal em 24 ocasiões e locais, coletaram quase 330 pneus velhos e atenderam mais de 80 reclamações. Foram realizados cerca de 460 relatórios e emitidas 1.156 notificações (acumuladas desde agosto do ano passado)”, acrescentou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Ferreira.

Nos dois primeiros meses do ano os agentes de endemias também realizaram ações integradas em parceria com estudantes do ensino médio e do curso de Técnico em Enfermagem, membros do comitê da dengue, atiradores do Tiro de Guerra 05.012, agentes e servidores públicos, associação de futsal e Defesa Civil nas ações Bairro Limpo e Rotary Day, respetivamente nas regiões do Conjunto Guarani e no Jardim San Gaetano.

Outro trabalho realizado pelos agentes foi a vistoria de ocos e frestas nos troncos de árvores em vários pontos da cidade. “Onde havia pontos com acúmulo de água, favorecendo a reprodução do mosquito transmissor da dengue, os agentes preencheram os buracos e plantaram mudas de orquídeas”, acrescentou Renata. No total foram plantadas 187 mudas em ocos de árvores.

Até a data da reunião do comitê, Umuarama contava com 107 casos positivos de dengue acumulados desde agosto/22 a 11 de março deste ano. A Vigilância Ambiental acompanha um caso de grande infestação de mosquitos na região central, com fiscalização, aplicação de inseticida e autuações.

O último levantamento de índice rápido para infestação pelo Aedes aegypti (Liraa), no início de março, revelou a presença de larvas em 3,4% dos imóveis visitados, um crescimento significativo em relação ao levantamento anterior (janeiro), que apurou índice de 1,6% – ambos acima do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é até 1%.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais