Depois de um período de desânimo, por conta dos preços baixos, a região de Umuarama está tendo um incremento significativo no plantio de mandioca. O salto da área de produção deve ser de pelo menos 20% em relação à safra 2021/2022. Se isto se confirmar, a região vai fisgar de Paranavaí o título de maior produtora do tubérculo, tipicamente brasileiro.
“Só Umuarama já plantou 10 mil hectares na safra 2022/2023. Acredito que o incremento será de 20%, superando as regiões de Cianorte e Paranavaí”, disse o chefe da regional do Núcleo da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento), José Antonio de Andrade Duarte.
Os dados foram apresentados aos mais de 100 produtores de mandioca industrial que compareceram ao Seminário da Cultura da Mandioca realizado na tarde desta quarta-feira (15), durante a Expo Umuarama.
“Umuarama hoje é a região mais importante do Estado na cultura de mandioca para a indústria, sendo também a região que mais expandiu, ultrapassou a região de Paranavaí. Então tornou-se uma cultura muito importante para a nossa economia”, afirmou o engenheiro agrônomo Mario Takahashi, do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). Ele foi um dos palestrantes do evento.
Produtor de mandioca em Perobal, Adriano da Silva Rebelo, que comercializa o produto nas fecularias da região, é um dos que deverão ampliar área plantada na próxima safra. O agricultur, que diz estar na atividade desde garoto, arrenda 10 alqueires para a produção, mas tem a intensão de expandir. “Com a experiência que tenho hoje devo expandir a área plantada na próxima safra”.
Assim como Rebelo, quase que a totalidade dos produtores de mandioca entrega grande parte da produção para as fecularias da região, que beneficiam a matéria prima, transformando-a em farinha e polvilho. São 12 fecularias no noroeste, de acordo com a Seab, uma delas em Maria Helena, localizada a 20 quilômetros de Umuarama.
“Hoje, além da farinha e do polvilho, que são tradicionais, temos o amido modificado, que pode ser utilizado para a produção de uma gama de produtos. Isso traz uma importância bastante significativa para a nossa economia”, observou o gerente regional do IDR-PR, Rafael Meier de Mattos.
Além da expansão das áreas plantadas com a cultura da mandioca para a industrialização, o seminário também destacou as técnicas para o cultivo da mandioca de mesa e o manejo de pragas.
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais