Fotos: Assessoria Sanepar
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) de Umuarama e a Paróquia São José Operário lançaram um projeto para receber garrafas com óleo de cozinha usado. O produto será convertido em pedras de sabão destinadas às entidades beneficentes da Capital da Amizade.
A ação foi divulgada em um vídeo do Instagram da Paróquia, onde o Padre Machado explica que as garrafas pet com óleo podem ser depositadas em um espaço próprio para isso, em frente à sede da Sanepar de Umuarama, localizada na avenida Presidente Castelo Branco, próximo ao Corpo de Bombeiros.
O religioso ainda informa que, caso necessário, a Sanepar ainda disponibilizará um funil à população para que o líquido seja estocado dentro das garrafas pet. “Além de estar trazendo o óleo, você irá contribuir com o meio ambiente, pois este óleo não irá para a natureza”, explicou o pároco aos internautas.
Todo o óleo arrecadado será destinado à uma empresa que transformará o material em pedras de sabão que serão doadas para entidades de Umuarama. “Um gesto bonito, então vamos cuidar da natureza e ajudar também estas instituições”, concluiu o padre.
A Sanepar divulgou que trabalha com ações e projetos ambientais para cuidar da água e do meio ambiente. Um desses projetos é o “Se ligue nessa Ideia, sem óleo na rede”, que foi criado para evitar a poluição dos rios por meio de ações sociais e ambientais. A ação é realizada nas bacias hidrográficas onde a Sanepar implanta o sistema de esgotamento sanitário.
O projeto busca incentivar a população a separar e dar a destinação correta ao óleo de cozinha usado. O óleo de cozinha, além de causar danos à rede coletora de esgoto, interfere no processo das estações de tratamento, pois mata as bactérias que agem na depuração do esgoto, e prejudica a qualidade do lodo residual das estações.
Tão importante quanto reduzir e consumir óleo de boa qualidade é evitar o seu lançamento no meio ambiente ou na rede coletora de esgoto. Este resíduo provoca entupimentos das tubulações, formação de escuma e contaminação do solo e da água. O sistema da Sanepar é projetado para coletar e tratar apenas efluentes provenientes das instalações sanitárias (vasos e chuveiros), pias de cozinha, tanques e ralos dos imóveis.
O contrato de parceria, firmado com empresa Ecotech, que dispõe de licença ambiental para transportar e beneficiar o óleo e transformá-lo em bioóleo, prevê o fornecimento de uma barra de sabão de 200 gramas para cada 2 litros de óleo entregues.
O Comitê do Voluntariado da Sanepar irá destinar o sabão para entidades assistenciais de Umuarama. A igreja também irá receber uma parcela desse sabão.
As pessoas devem acondicionar o óleo em garrafas pets e depositar no dispenser, disponibilizado na área da Sanepar, na Rua Piúna 4049, em frente à igreja São José Operário, em qualquer horário do dia. Quem fizer a entrega pode receber um funil do projeto para facilitar a disposição nas garrafas. É só solicitar na guarita ao lado do dispenser.
Além de promover o desenvolvimento das responsabilidades ambiental e social no que se refere ao uso e destinação do óleo, a Sanepar quer disseminar o conceito de sustentabilidade, reduzir o impacto ambiental do descarte inadequado, sensibilizar para os malefícios do uso de gordura saturada para a saúde humana e prevenir possíveis entupimentos na rede coletora de esgoto.
(Reportagem OBemdito e Assessoria Sanepar)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais