Foto: Reprodução/Catve
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) apresentou, nesta quinta-feira (2) os dados envolvendo mortes em confronto com a polícia no Paraná. Segundo o órgão, ao total foram 488 mortes no Estado, significando o aumento de 17,3% em 2022 em comparação ao ano anterior.
A maior parte das mortes aconteceu em Curitiba, que registrou 121 casos durante o período. A capital paranaense é seguida por Londrina, com 50 casos, Foz do Iguaçu, com 22, e São José dos Pinhais, com 18.
O levantamento também aponta que a maior parte dos registros são de ocorrências com a Polícia Militar, com 483, sendo 75 a mais do que os números de 2021. Houveram também dois casos envolvendo a Polícia Civil, sendo um em Guaíra e outro em Quintadinha, além de três com guardas municipais, com dois em Curitiba e um em Araucária.
Em coletiva à imprensa, o procurador do Gaeco, Leonir Bastiti, defendeu novamente que as fardas dos agentes sejam equipadas com câmeras. De acordo com ele, o aumento expressivo é motivo de preocupação do Ministério Público do Paraná (MPPR).
“Quando alguém fala preocupação, isso implica em fazer algo. Estamos tentando fazer apurações, sendo que algumas delas são mais complexas e outras mais simples. Um dos problemas, é que apurações demoram, sem falar sistema judicial, como nos casos de júri, que acabam sendo bastante demorados. Medidas estamos tomando e mantemos permanente contato com as polícias, até para olhar pelo ângulo deles e saber o que é possível fazer. Um dos fatores que nos apontam, é a disposição de facções de enfrentarem as polícias”, descreveu.
Para o coordenador do Gaeco, a implantação das câmeras nas fardas pode resultar na redução do número de ocorrências, bem como fornecer segurança ao policial.
“Muitas vezes a pessoa reclama da atitude do policial e, com as câmeras, logo a mentira pode ser evidenciada. Mas também é um projeto do interesse do sistema legal, para exigir que as forças de segurança hajam com firmeza, mas nos limites impostos pela lei”, concluiu.
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Este site utiliza cookies
Saiba mais