Umuarama

Por 13 anos umuaramense surpreende os paladares com o ‘Claudia Salgados, Bolos e Doces’

A umuaramense Claudia Suzana da Mota Bortolin, de 46 anos, está há 13 anos surpreendendo os paladares da Capital da Amizade com seus deliciosos salgados e doces recheados e com seus belíssimos bolos customizados feitos por ela e por sua família. Ela, que nasceu e foi criada em sítio, compartilhou um pouco de sua história e de como ela criou o que hoje se transformou no ‘Claudia Salgados, Bolos e Doces’.

Em entrevista do OBemdito, Claudia disse que chegou à Capital da Amizade quando tinha cerca de 16 anos. Sua fé em Deus e sua sede por novos conhecimentos à levaram à literalmente “colocar a mão na massa” e buscar emprego em panificadoras e restaurantes da cidade, mesmo que no início ela tivesse que começar lavando os pratos e limpando os estabelecimentos.

“Eu só sabia o que era pão francês quando entrei, aí fui vendo o pessoal trabalhar e aprendendo. Eu vim do sítio, não tinha estudo, aí pedi uma oportunidade para aprender”, explicou ela, que disse que seu primeiro emprego em Umuarama foi na panificadora Pão de Mel. “Daí o patrão perguntou em setor, e eu disse que era no salgado, mas com o tempo eu vi que tinha que aprender os dois”.

Com os anos de experiência montando salgados e construindo sobremesas, a umuaramense deu início ao que um dia se tornaria o ‘Claudia Salgados, Bolos e Doces’ com a ajuda de seu filho, que na época ajudava vendendo os pães, sonhos e pastéis feitos pela cozinheira. A qualidade dos produtos cativou rapidamente a população, e através do boca-a-boca os produtos da empreendedora ganharam a cidade e mais pessoas passaram a procurá-la. “No começo a gente ia até as pessoas, e agora as pessoas vem até a gente”, disse.

Como está no próprio nome, o negócio atende festas e comemorações produzindo centos de salgados variados como os tradicionais risoles de carne, coxinhas de frango, bolinhas de queijo, croquetes de pizza e calabresa, quibes, enroladinhos de salsicha e o delicioso e inovador salgadinho de bacon com cheddar. Para os que gostam de açúcar, há também o cento de docinhos como brigadeiros, beijinhos, casadinhos e cajuzinhos.

“Ouça o cheiro” no vídeo abaixo:

Ainda sobre os salgados de festa, Claudia disse que produz dois tipos: O de tamanho padrão, com 27 gramas, cujo cento custa R$ 90; e o tamanho mini, de 16 gramas, que custa R$ 60 as cem unidades. De acordo com a Chef, ambos tem a mesma qualidade e este foi um método adotado logo após ela pensar em atender mais clientes ao passo que tentava reduzir o preço pela encomenda.

Outro diferencial do Claudia Salgados, Bolos e Doces é a produção de bolos com a temática a mando do cliente, seja para festas para crianças com inspiração em desenhos animados ou filmes infantis, ou até mesmo confraternizações entre amigos, com temáticas envolvendo marcas de cerveja e viagens ao exterior. Para a entrevista do OBemdito a umuaramense teve um carinho especial e elaborou um bolo comemorando seus recém adquiridos 2 mil seguidores no Instagram e a equipe concordou na resposta: aprovadíssimo.

Além do cardápio já estabelecido, Claudia explica que novos produtos são colocados à vitrine dependendo da ocasião ou época do ano. No Natal, devido ao período de festas familiares, ela acrescentou o queridinho dos brasileiros, o salpicão, como um dos produtos do empreendimento. Com a Páscoa logo à porta, em 2023 a equipe já está se preparando para a produção de ovos de chocolate.

Desde sua fundação em 2010, Claudia explica o empreendimento é construído para funcionar totalmente familiar. Seu filho Vinicius – a “cabeça pensante” da mãe, como ela mesmo diz – é responsável pela compra da matéria prima e contabilidade, ao passo que sua irmã, Nathalia, é a confeiteira responsável pela decoração dos bolos. O negócio ainda conta com a ajuda do genro e da nora de Claudia, que cuidam dos recheios e das artes dos produtos, respectivamente.

“É por isso que eu acredito que a gente deu certo, porque a família é a base. Todos se dedicam”, explicou Claudia, que garantiu que serve seus produtos como se estivesse servindo alguém da sua própria casa. “O lema é ‘Da minha mesa para a sua mesa, só o melhor'”, completa.

Um dos maiores sentimentos ao ver seu negócio crescendo tão prosperamente é o de gratidão por tudo ter acontecido de acordo com o esforço dela e de sua família, ao lado dos planos de Deus. “Eu só tenho a agradecer a Deus”, afirmou, ao OBemdito. A direção a ser seguida agora, segundo ela, é mirar em outras cidades para levar o empreendimento à esses lugares no formato de franquia, e se possível, criar novos sabores. “Meu filho fala, mãe, o que a gente tem aqui, não tem em outro lugar”, explicou.

Atualmente o ‘Claudia Salgados, Bolos e Doces’ funciona por encomenda, mas a empreendedora garante que também é “expert” em ser salva-vidas de situações de aperto. “A pessoa vem pra mim de última hora ‘Claudia, fiz a encomenda mas esqueci do bolo, me socorre’ e a gente ajuda, não tem problema”, garantiu.

O Claudia Salgados, Bolos e Doces está localizado na Rua Santo Anastácio, 4470, no Guarani I de Umuarama. O Instagram pode ser acessado clicando aqui. Para encomendas, também é possível ligar pelo (44) 99770-4096 ou agendar via WhatsApp neste link.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais