Umuarama

Manifestantes fazem protesto com cruzes em frente a Prefeitura de Umuarama

Um protesto contra os desvios de verbas do Fundo Municipal de Saúde de Umuarama e para homenagear as vítimas da Covid foi realizado no final da tarde desta quinta-feira (24) em frente a Prefeitura Municipal. Estava prevista uma carreata, saindo da Prefeitura e seguindo até a praça Miguel Rossafa, que acabou não acontecendo.

Cerca de 30 pessoas estiveram no local. No canteiro em frente ao Paço Municipal os manifestantes colocaram mais de 230 cruzes de madeira, com uma fita preta, simbolizando cada um dos moradores de Umuarama que morreu em decorrência do coronavírus.

Os integrantes do protesto colocaram uma faixa com a inscrição: corrupção mata. Os participantes cantaram o hino nacional e permaneceram no local por pouco mais de uma hora.

Estefano Demczuk, organizador do protesto, conversou com OBemdito. Ele disse que o principal objetivo foi não deixar cair no esquecimento a quantidade de mortes pela Covid que, segundo ele, são ocasionadas pelo desvio da verba que veio para a saúde.

No início de maio o Ministério Público do Paraná, através do Gaeco e do Gepatria, desencadearam em Umuarama a Operação Metástase. O trabalho investiga a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica a partir de desvios na área da saúde no município de Umuarama, que podem somar R$ 19 milhões.

“Grande parte dessas mortes da Covid ocorreu pela falta de recursos, leitos, materiais e insumos. E essa falta, toda essa dificuldade que a saúde está passando hoje, provem do desvio de verba milionário que ocorreu na Prefeitura de Umuarama. Não podemos deixar isso passar impune, deixar que a população de Umuarama esqueça essas mortes. Aqui estamos representando cada um que morreu por falta de recursos, de atendimento, de dinheiro, pela irresponsabilidade dos nossos gestores”, disse Demzuck.

O organizador da manifestação ressaltou que “as cruzes simbolizam a vida das pessoas que perderam a vida em Umuarama. São mais de 230 óbitos. Queremos sensibilizar a população para que não esqueça disso. Hoje temos leitos lotados e pacientes mal assistidos, sem assistência médica adequada aos pacientes em Umuarama pela falta de dinheiro”.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

5 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais