Umuarama

A Fazendinha: 25 anos revelando a magia da vida rural na Expo Umuarama

O tempo passa, o tempo voa e lá se vão quase 50 anos desde a criação da Expo Umuarama. Durante esse longo período ela se consagrou como um dos maiores eventos agropecuários brasileiros. E isso se deve à fonte de ricos negócios que ela é e às mais incríveis novidades que ela traz.

Entre tantas novidades, muitas se tornaram tradição pelo retumbante sucesso que fazem atraindo milhares de visitantes, como é o caso da Fazendinha. Ela é um espaço específico para o exercício da agroecologia e da agricultura orgânica.

A primeira edição da Fazendinha aconteceu na Expo de 1998. Ou seja, ela está comemorando 25 anos de sucesso com recordes de públicos.

Ela é parada obrigatória para as crianças e adolescentes das escolas de primeiro e segundo grau e para os jovens dos diversos cursos universitários. E a cada ano eles ficam deslumbrados em conhecer as riquezas da nossa agricultura e pecuária e admirados com o brilhante trabalho realizado pelos ruralistas, afinal de contas, se o homem do campo não produz quem vive na cidade não come…

O Projeto A Fazendinha Seab/Emater ocupa uma área de 6.324 metros quadrados do Parque de Exposições. A Fazendinha foi concebida com base no enfoque sistêmico, ou seja, é formada por um conjunto de módulos relacionados e interdependentes, envolvendo produção intensiva de hortaliças orgânicas, produção de mudas, pecuária leiteira, avicultura de postura, glebas de produção de hortaliças-fruto, raízes e fruticultura, sistemas agroflorestais e fragmentos de mata com corredores ecológicos. Cada item desses tem sua própria estrutura, mas o funcionamento de todos é interdependente.

Multidões já visitaram aquele espaço respirando ar puro e se deliciando num passeio especial como se estivessem vivendo no campo convivendo no meio da diversidade de plantações das lavouras e com a criação de animais da pecuária.

Quem já visitou A Fazendinha não esquece o encanto do verde, a diversidade das plantas que produzem alimentos, os bichos que convivem com os lavradores, enfim, um mundo totalmente diferente do ambiente urbano. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais