Umuarama

Italo: A ‘Geada Negra’ matou a cafeicultura e assim surgiu retumbante a pecuária

Até a década de 1970, a cafeicultura reinava absoluta no Paraná, que ganhou notoriedade internacional como maior exportador do ‘ouro verde’ do Brasil.

E Umuarama fazia parte desse mapa produtivo, pois a cidade surgiu com a abertura de grandes fazendas de café aqui no imenso território colonizado pela Cia Melhoramentos.

Mas esse reinado veio abaixo em 1975, com a terrível Geada Negra que destruiu todos os cafezais, causando imensos prejuízos e o terrível êxodo rural com milhares de colonos fugindo da miséria para outras regiões do País.

Estava decretado o fim do ciclo do café… E que ficou aqui no Noroeste, tinha que escolher uma nova alternativa para ocupar as terras abandonadas e para sobreviver. Já nessa época existia a criação de gado, mas em pequena escala.

E foi daí que foi definido o destino de Umuarama e de outros municípios dos arredores: investir em pecuária, arrancando os cafezais queimados pela geada brutal e plantando pastagens para a alimentação das boiadas. Essa mudança foi radical e em pouco tempo as paisagens da zona rural estavam todas verdes e habitadas por milhares de bois.

A ‘Geada Negra’ queimou todos os cafezais do Paraná, inclusive os de Umuarama

EXAPIU, O PRIMEIRO ‘NOME’ DA EXPOSIÇÃO NÃO AGRADOU MUITO…

Com essa prosperidade é que surgiu a Sociedade Rural de Umuarama e a criação da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Umuarama, ostentando a sigla EXAPIU. A bem da verdade, muita gente não gostou da ‘pronúncia’ dessa abreviatura, dava um som esquisito – diziam… No que a gente tem que concordar, basta comparar com Expo Umuarama, uma nominação mais sonora e simpática. É que no início da mostra não existia marketing, criatividade promocional e nem sequer assessoria de imprensa…

Mas a radical mudança só aconteceu no início do século 21, quando foi lançado o belo e famoso ‘Expo Umuarama’, que faz sucesso até hoje. O genial é que além de nominar a grande festa, promove a cidade de Norte a Sul do Brasil e até nos países vizinhos. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

E aumentou o número de fazendas dos pecuaristas, que inicialmente investiram na raça Nelore
Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

Homem é agredido com barra de ferro após discussão entre irmãos em Maria Helena

Um homem de 55 anos ficou ferido após ser agredido com uma barra de ferro…

13 minutos ago

Motorista de 28 anos morre após caminhão bater contra rocha na PR-487

Um motorista de 28 anos morreu após o caminhão que conduzia sair da pista e…

30 minutos ago

Colisão lateral deixa passageira ferida na PR-323, em Tapejara

Uma colisão lateral deixou uma pessoa ferida na tarde de terça-feira (6), na PR-323, em…

46 minutos ago

Hilux é furtada durante a madrugada em frente a hotel em Umuarama

Uma caminhonete Toyota Hilux foi furtada durante a madrugada desta quarta-feira (7), na Rua Doutor…

1 hora ago

PCPR deflagra operação contra organização suspeita de tráfico de cocaína em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta quarta-feira (7) a Operação Beverly…

1 hora ago

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais